Colunista de ‘O Pergaminho’ será secretária de Educação do Coronel Laércio
Maria Lúcia de Oliveira Andrade integrará a equipe do prefeito eleito a partir de janeiro

A colunista de “O Pergaminho” Maria Lúcia de Oliveira Andrade irá integrar a equipe do prefeito eleito Coronel Laércio/PL a partir de janeiro de 2025. Ela foi convidada a estar à frente da Secretaria Municipal de Educação. Desde 2021, escreve semanalmente para este diário, assinando a coluna “Família Legal”, onde publica artigos que objetivam divulgar, por meio de casos concretos e linguagem simples, o direito das pessoas.
“Ajudar a formular o Plano de Governo para a Educação, a convite do Coronel Laércio e de Taciana Carvalho, propiciou-me conhecer parte sensível da Educação municipal de Formiga. Recebi há poucos dias o convite para conduzir essa pasta, e, honrada e consciente de que seria imenso o trabalho a realizar, aceitei. Aceitei, porque não irei só. Terei comigo o suporte do Coronel Laércio e de Taciana, assim como o de cada profissional da Educação e das famílias dos nossos alunos. Acredito no trabalho em parceria, e conto também com a parceria das outras Secretarias Municipais, especialmente a de Saúde, Cultura e Esportes, para cumprir as metas da Educação e potencializar nossos resultados”, disse Maria Lúcia em entrevista a “o Pergaminho”.
Quem é Maria Lúcia
Filha de Sebastião Justino de Oliveira e Maria Aparecida Lima de Oliveira (falecida), Maria Lúcia nasceu na comunidade Serrinha, em Formiga, e cresceu no Bairro Quinzinho. É casada com Dr. Raimundo de Paula Andrade, médico cardiologista.
Dona de um extenso currículo, ela é mestra em Linguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais; pós-graduada em Língua Portuguesa, pela PUC-MG; em Produção de Textos, pelo UNI-BH; em Franchising, pela Franchising University; em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, em Letras e Direito, pelo Unifor-MG. É especialista em Mediação e Arbitragem, pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
É integrante do Rotary Club de Formiga e da Academia Formiguense de Letras (AFL). De 21 de agosto de 2023 e 18 de julho de 2024, foi membro do Conselho Municipal de Cultura. É autora de coleções didáticas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II, e de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio, as quais circulam na Rede Somos de Educação.
De 1981 a 1984, foi professora de Língua Portuguesa, passando por diversas escolas de Formiga do segmento de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foi também professora de Língua Portuguesa no curso de Estudos Sociais, e de Práticas de Ensino de Língua Portuguesa no curso de Letras da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga (hoje Unifor-MG).
Já atuou na Rede Pitágoras, no Pará, e na capital mineira, tendo, em 1996, passado à função de Diretora da Rede Pitágoras de Ensino, gerenciando a produção de coleções didáticas da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. A partir de 2003, passou a atuar como consultora pedagógica e editorial e a trabalhar no Terceiro Setor, desenvolvendo projetos sociais e gerenciando um programa de desenvolvimento em gestão das ONGs.Retornou a Formiga em 2012, passando a fazer a distância seu trabalho como autora. Lançou, em 2015, seu livro de poemas “Bordado” e o livro infantil “Formiguinha Lulu e Tamanduá Rochinha”.