Com participação do MPMG, Fórum Lixo e Cidadania discute propostas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Sabará

Com participação do MPMG, Fórum Lixo e Cidadania discute propostas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Sabará




Foi realizado nessa terça-feira, 5 de julho, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, o Fórum Lixo e Cidadania de Sabará 2023, iniciativa idealizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Prefeitura de Sabará, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e Associação Mãos Amigas dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará. O fórum teve como objetivo promover um espaço de integração entre representantes da sociedade civil, do poder público e de instituições atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos no município, para que todos os envolvidos pudessem debater e apresentar propostas aos desafios enfrentados na gestão dos resíduos sólidos urbanos na cidade.

O evento contou com a participação de representantes do MPMG, dos poderes executivo, legislativo e judiciário, IFMG, Ancat, representantes dos órgãos idealizadores e comunidade.

lixo e cidadania sabara noticia2.jpg

Fotos: Alden Starling/Prefeitura de Sabará

Foram abordados os seguintes temas: a importância da relação educacional e ambiental, ações que serão implementadas na cidade, alinhamento da área social com a ambiental, conscientização dos estudantes da rede municipal de ensino, importância da ação conjunta em prol do meio ambiente e a relação entre o meio ambiente e doenças de relevância em saúde pública. Foi apresentado ainda, pelo MPMG, o diagnóstico do Programa Lixo e Cidadania, executado desde 2022, em Sabará.

De acordo com o promotor de Justiça Rodrigo Oliveira, da Promotoria de Justiça de Sabará, "Quando a Promotoria de Justiça iniciou esse trabalho no município, nos deparamos com as associadas com medo de perder seus trabalhos; e, como o Ministério Público é incumbido de provocar soluções, fizemos provocações necessárias em busca da modificação da realidade das catadoras. Avançamos alguns passos, conseguimos atender algumas demandas e, hoje, estamos lançando o fórum no município, para que a população entenda o que está e ainda precisa ser feito na cidade com relação à questão dos resíduos sólidos", destaca o promotor de Justiça.

lixo e cidadania sabara noticia1.jpg

Ainda segundo com Rodrigo Oliveira, "o fórum será permanente e a expectativa é que ele seja uma referência social e ambiental para Minas Gerais. Então, solicito a todos que participem dos fóruns, das atividades ambientais, abram as portas e os corações para as catadoras e escutem o que elas têm a nos ensinar", ressalta.

O coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG, promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, disse que estava muito feliz em poder participar do evento. "Desde já, o meu sentimento é de gratidão em ver essa plateia mobilizada em prol de uma causa tão nobre. Vou sair daqui revigorado, por ver que Sabará já é uma referência da causa ambiental e que tem grande potencial para fazer muito mais. É tempo de nos unirmos e contamos com todos vocês", afirma Paulo César.

lixo e cidadania sabara noticia.jpg

Sirlene Ferreira e Neli de Souza, associadas da Ancat, agradeceram aos organizadores do fórum e falaram da importância da realização do evento para os catadores. "Agradeço a cada um de vocês pela oportunidade, especialmente ao Ministério Público e à Prefeitura de Sabará. É muito bom estar aqui, saber que não estamos caminhando sozinhas, e ver que o nosso trabalho, feito com dedicação e que tanto contribui com o meio ambiente, está sendo reconhecido e valorizado", destaca Sirlene.

De acordo com Neli de Souza, "a Ancat conta com a contribuição dos órgãos públicos e também com a ajuda da população. Vamos implantar a campanha de coleta seletiva na cidade e esperamos que todos abracem essa causa, pois é esse trabalho que tem nos proporcionado emprego e renda", ressalta.

O fórum teve o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Governo do Estado de Minas Gerais e da Rede Sol: transformando lixo em cidadania.

Com informações da Prefeitura de Sabará.

Fonte: Ministério Publico MG