Consciência ambiental: Prefeitura pede colaboração de moradores no descarte de resíduos na zona rural
34 caçambas estão distribuídas em diversas localidades para a recolha do lixo seco, porém a população faz uso indevido delas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, está pedindo a colaboração de moradores da zona rural no descarte de resíduos sólidos. Trinta e quatro caçambas estão distribuídas em diversas localidades para a coleta do lixo, porém a população tem feito uso indevido delas.
“O recolhimento dos resíduos sólidos segue avançando. Contudo, é fundamental a colaboração da população para que, nas caçambas, sejam depositados exclusivamente resíduos sólidos domésticos oriundos da zona rural. Recentemente, locais onde as caçambas estão instaladas têm sido alvos de atos de vandalismo, com queima e descarte inadequado de resíduos incompatíveis com o objetivo do recolhimento, como resíduos da construção civil, móveis, eletrodomésticos e sucata de veículos. Esses materiais não só comprometem a eficácia do serviço, mas também acarretam sérias consequências para a comunidade e geram retrabalho para o ente público”, relatou a Prefeitura.
Diante desse cenário, a Administração Municipal solicita maior consciência ambiental por parte da população. “Nesta semana, as caçambas de Padre Trindade e de Córrego do Atalho foram incendiadas, tendo também, em seus arredores, alto volume de resíduos da construção civil descarregado clandestinamente. Ambas as situações já foram atendidas e os locais devidamente limpos pela secretaria”, divulgou.
De acordo com a Prefeitura, em casos de descarte clandestino ou atos de vandalismo, a população deve denunciar imediatamente à Polícia Militar Ambiental ou à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. “A colaboração de todos é fundamental para manter a eficácia dos serviços de recolhimento e preservar o meio ambiente na zona rural de Formiga”, destacou.