O conselheiro substituto Adonias Monteiro recebeu, nessa quinta-feira (20/07), a medalha Santos Dumont, destinada a celebrar o desenvolvimento da aviação no país. Monteiro foi indicado para a honraria pelo presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, que integrou o dispositivo de honra da solenidade de entrega, realizada na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont, Zona da Mata mineira, onde nasceu o "pai da aviação".
O evento marcou as comemorações de 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. Criada em 1956, a medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, a 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). A medalha é sempre entregue no agora Museu de Cabangu (criado em 1973), que guarda importante acervo de Dumont, entre objetos pessoais, como a escrivaninha e óculos do inventor, e réplicas de aviões.
Ao todo, 125 personalidades receberam a medalha, nas categorias ouro, prata e bronze, entre elas políticos, militares, juristas e representantes da sociedade civil. Além da entrega da honraria, a solenidade marcou também o lançamento, pelos Correios, de um selo comemorativo e de um carimbo do primeiro dia de circulação em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.
Para ver as fotos da solenidade, clique abaixo.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fonte: Tribunal de Contas de MG