Conselho municipal fará conferência sobre segurança alimentar na quinta-feira

Aberto à população, evento tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no município

Conselho municipal fará conferência sobre segurança alimentar na quinta-feira
Tema central da conferência será ‘Por Democracia com Comida de Verdade, Produção Sustentável e Soberania Alimentar’ (Foto: Reprodução/terradecultivo.com.br)




Formiga terá um importante evento nessa quinta-feira, 29 de junho:  a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que neste ano chega à sua 6ª edição. Aberto a toda a população, o evento será promovido pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Formiga) e ocorrerá de 8 às 12 horas, no campus do Unifor-MG.
Com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, a conferência está sendo organizada por uma comissão designada por meio do decreto municipal 10.023 e formada por Sueli Aparecida Monteiro Alvarenga Arouca, Adriana Regina, Flávio de Oliveira e Anuar Teodoro Alves.
Segundo o decreto, o encontro tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no município. O tema central da conferência será “Por Democracia com Comida de Verdade, Produção Sustentável e Soberania Alimentar”, que será abordado pela palestrante Luciane Ribeiro, assistente social e coordenadora do Cras 3.
Esse tema será trabalhado por meio de três eixos. O primeiro, denominado “Produção de Alimentos Saudáveis em Minas Gerais”, será apresentado pelo extensionista agropecuário da Emater-MG, Mozair José Pinto. O segundo eixo “Fortalecimento Popular e Comunitário em Segurança Alimentar e Nutricional e no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sisans)” será trabalhado pela assistente social Joana Santos Costa, coordenadora da Residência Inclusiva. Já o terceiro eixo “Combate à fome e à miséria como Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada e Inclusão Social” será conduzido por Fernanda Mendonça de Almeida, nutricionista voluntária do Instituto Tatame do Bem.
A presidente do Comsea, Sueli Aparecida Monteiro Alvarenga Arouca, afirma que a conferência é um espaço de caráter deliberativo que dá oportunidade para o debate e a avaliação das ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no município. “Além disso, ela permite propor novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar o direito humano à alimentação e nutrição adequadas. Na ocasião do evento, iremos eleger os delegados que vão representar Formiga na Conferência Regional, no dia 17 de agosto, em Divinópolis”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, reforçou a importância da participação popular na conferência. “É um momento importante para debatermos as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso município e, por isso, convidamos representantes de todas as entidades da rede socioassistencial do município, técnicos dos equipamentos públicos e usuários da assistência social. A conferência é aberta à população. Todos podem e devem participar dela.”