Contagem: operação Cuprum mira furto e receptação de cabos de energia

Com foco na repressão dos delitos de furto e receptação de cabos de energia e telefonia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, na última sexta-feira (7/7), a operação Cuprum, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na oportunidade, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos no município.
Ao todo, os policiais apreenderam 20 toneladas de materiais, além de instrumentos utilizados na prática delitiva. Também foram arrecadados cadernos com anotações de contabilidade, um celular e um notebook.
O responsável por um galpão foi preso em flagrante, sendo encaminhado ao sistema prisional. Foi constatado, ainda, que o estabelecimento não possuía alvará de funcionamento, sendo o conduzido notificado por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação para promover a regularização. No local, também compareceu um auditor da Receita Municipal, constatando que o estabelecimento comercial, desde a sua constituição, em nenhum momento emitiu nota fiscal.
Operação
Os locais alvos da ação foram investigados pela 4ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem, sendo identificados como potenciais receptadores de fios e cabos de cobres furtados. Em um dos endereços, foi localizada uma estrutura de maquinários pesados utilizada para o corte e o processamento de fios furtados destinados à extração e separação dos componentes metálicos.
Ainda durante os trabalhos, os policiais encontraram vultuoso material metálico de origem ilícita, como cabos de telecomunicação, cobre triturado, fios de alumínio, cabos, além de resíduos plásticos resultantes do processamento dos cabos.
A operação, coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem, contou com o apoio das 1ª, 2ª e 3ª Delegacia de Polícia na cidade, além de profissionais das empresas de telecomunicação, Guarda Civil de Contagem, Vigilância Sanitária e Zoonoses.
Fonte: Polícia Civil de MG