Coronel Laércio apresenta novos ouvidor e controlador municipais
Gilberto Geraldo da Silva e Arildo Luciano Pinheiro integrarão o time da próxima gestão a partir de 1º de janeiro

Com bastante critério, o prefeito eleito Coronel Laércio vem formando sua equipe de governo. Nesta semana, ele anunciou mais dois nomes: Gilberto Geraldo da Silva, que estará à frente da Ouvidoria Municipal, e Arildo Luciano Pinheiro, que assumirá a Controladoria.
Desde que começou a definir o secretariado que estará com ele a partir de 1º de janeiro de 2025, Coronel Laércio tem destacado que “há a necessidade de competência técnica, compromisso com a cidade e alinhamento com as propostas do plano de governo”, além de muita “habilidade humana”.
Nascido em Formiga, Gilberto Geraldo da Silva tem 51 anos e é policial militar da reserva desde 2021, quando foi promovido ao posto de segundo-tenente. Desde que ingressou na PMMG, passou pelas cidades de Divinópolis, Pimenta, Lavras, Itajubá e Formiga, já tendo atuado como comandante de guarnição, comandante de destacamento PM, auxiliar de policiamento de unidade, auxiliar de Pelotão e Cia PM, auxiliar de operações e estatística, analista de inteligência, além de ter sido membro e presidente de Conselho de Ética e Disciplina.
Graduando em Gestão Pública, o futuro ouvidor municipal possui cursos de qualidade no atendimento (Senai-Itajubá); endomarketing (Universidade Federal de Lavras); promotor de direitos humanos (8 BPM- Lavras); de analista criminal (29º BPM- Poços de Caldas); curso de atividade de inteligência (8 BPM-Lavras); de analista de inteligência de Segurança Pública (Academia de Polícia Militar) e de Atualização de Segurança Pública (Casp) no EFAS (Escola de Formação e Atualização de Sargentos).
Durante sua carreira na Polícia Militar, Gilberto Silva foi agraciado com as medalhas de mérito militar grau bronze, grau prata e grau ouro, medalha de mérito profissional e medalha da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência.
Aos 55 anos, Arildo Luciano Pinheiro é graduado em direito pela Fadom (Faculdade de Direito do Oeste de Minas) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Unifor-MG. Ele, que assumirá a Controladoria Municipal, tem mais de 30 anos de experiência na gestão de atendimento ao cliente do Banco do Brasil, com foco na geração e gestão de negócios, como também na gestão de pessoas. Já trabalhou no Saae, na Prefeitura de Formiga e no antigo Bemge.
OUTROS NOMES
Ao todo, já são 16 nomes definidos para iniciarem a gestão municipal de Formiga em janeiro de 2025. Além de Gilberto e Arildo, estão entre os secretários já anunciados:
Maria Lúcia de Oliveira Andrade, na Educação;
Flávio Passos, na Secretaria de Obras;
Joaquim Martins de Carvalho, Fazenda;
Antônio P. Neto, Fiscalização e Regulação Urbana;
Joana Santos Costa, Assistência Social;
Samuel Nogueira, no setor de Esportes, que deverá ser elevado a secretaria;
Arley Gomes de Lagos Ferreira, Gabinete;
Alex Arouca, Cultura;
Milena Ribeiro, Administração;
Wender Oliveira, Saúde;
Silvana Maria, Comunicação;
Sérgio Lasmar, Saae;
Marco Antônio Silveira, Gestão Ambiental;
Sandra Micheline, Procuradoria.
Arildo Luciano Pinheiro, que estará à frente da Controladoria