Corpo de Bombeiros combate enxames de marimbondos em Pontevila e no Santo Antônio

Ocorrências foram registradas nessa segunda-feira, dia 25; uma ocorreu em escola e a outra em residência

Corpo de Bombeiros combate enxames de marimbondos em Pontevila e no Santo Antônio
Na Escola Florêncio, os bombeiros exterminaram os insetos utilizando água e solução de sabão, aplicadas com bomba costal




A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada nesta segunda-feira, dia 25, para combater dois enxames de marimbondos-estrelinha. Um estava na Escola Municipal Florêncio Rodrigues Nunes, em Pontevila, e o outro em uma residência no Bairro Santo Antônio.

De acordo com a companhia, a primeira ocorrência foi por volta das 10 horas, em Pontevila. O enxame representava risco aos estudantes da Escola Florêncio e a equipe de bombeiros realizou o extermínio dos espécimes utilizando água e solução de sabão, aplicadas com bomba costal. Esse método é eficiente e seguro para o controle de insetos dessa natureza. Durante o atendimento, o local foi devidamente isolado, já que ainda havia marimbondos sobrevoando o ambiente, representando risco residual, relatou.

Após a operação, os bombeiros permaneceram no local para monitorar os resultados da intervenção e assegurar que não houvesse novas atividades dos insetos, eliminando o risco imediato para o público infantil. Os profissionais da escola foram orientados a observar o local à distância e, caso um novo enxame ou grande número de marimbondos fosse identificado, deveriam acionar o Corpo de Bombeiros para uma nova intervenção.

A segunda ocorrência foi por volta das 21h30, no Bairro Santo Antônio. Ao chegar à residência, os bombeiros identificaram o enxame alojado sob as telhas de uma laje, oferecendo risco iminente à segurança dos moradores da casa. A operação demandou a remoção cuidadosa das telhas para garantir acesso seguro à área do ninho. A equipe procedeu com o extermínio por meio de métodos específicos para o controle seguro de insetos de grande porte, minimizando o risco de ataques aos moradores e demais transeuntes. Após a neutralização do enxame, os bombeiros permaneceram no local para monitorar os resultados da intervenção e verificar a ausência de atividades dos insetos, garantindo a eliminação do risco imediato. A operação foi concluída com êxito, sem a ocorrência de incidentes adicionais, informou.

No Santo Antônio, após a neutralização do enxame, a equipe permaneceu no local para monitorar os resultados da intervenção