Corpo de Bombeiros promove reunião para tratar sobre risco de desastres em períodos chuvosos
Iniciativa teve a participação da Polícia Militar e de representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e do Consep

O 5º Pelotão de Bombeiros Militar em Formiga promoveu, na manhã de quarta-feira, 14 de dezembro, uma reunião para tratar dos riscos de desastres em períodos chuvosos. Coordenada pelo comandante da corporação, segundo-tenente Alessandro, e pelo terceiro-sargento Veloso, a iniciativa teve a participação da Polícia Militar e de representantes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e do Consep (Conselho de Segurança Pública).
Conforme divulgou o Corpo de Bombeiros, a reunião teve como objetivo aumentar o conhecimento sobre gestão do risco de desastre, fortalecendo a padronização de procedimentos, com ampliação das intervenções junto a todos os componentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, para enfrentamento ao período chuvoso. “A gestão do risco de desastre abrange as ações de prevenção, mitigação e preparação, que buscam estabelecer de maneira analítica as relações de causa e efeito do risco. Por meio desse trabalho coordenado, é possível que diversos órgãos ligados à segurança pública e defesa social consigam planejar respostas mais ágeis e eficientes às comunidades, em caso de incidentes alusivos ao período chuvoso”, ressaltou o comandante Alessandro.
Bombeiros resgatam filhotes de pata presos em tanque
Os militares do Corpo de Bombeiros resgataram, na tarde de terça-feira, dia 13, nove filhotes de pata que estavam presos em um tanque artificial de uma fábrica de blocos desativada no km 204 da MG-050.
Segundo a corporação, os filhotes não conseguiram voar porque estavam longe da borda do tanque, que tem cerca de 5 metros de comprimento, 2 metros de profundidade e ainda estava com água suja. Os bombeiros relataram dificuldades em resgatar os patos porque estavam “ariscos” e mergulhavam mudando de lugar.
Os filhotes foram retirados do tanque com auxílio de um passaguá de limpeza de piscina e soltos juntos no local em que a mãe pata pudesse encontrá-los. De acordo com os bombeiros, a pata acompanhou o salvamento à distância.
Os patinhos estavam presos em tanque com água suja