Corpo de Bombeiros realiza prevenção de acidentes aquáticos na Lagoa do Fundão

Iniciativa faz parte das ações da Semana Latino-Americana de Prevenção ao Afogamento

Corpo de Bombeiros realiza prevenção de acidentes aquáticos na Lagoa do Fundão
Campanha tem como objetivo conscientizar todas as pessoas sobre a necessidade de prevenção e as atitudes seguras em ambientes aquáticos




Militares da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga compareceram à Lagoa do Fundão na manhã de sábado, 23 de novembro, para realizarem prevenção de acidentes aquáticos, junto a nadadores e banhistas no local. A iniciativa faz parte das ações da Semana Latino-Americana de Prevenção ao Afogamento.

O afogamento é uma das principais causas de morte acidental no Brasil e no mundo. Por isso, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais reforça a importância da Semana de Prevenção ao Afogamento. Esta campanha tem como objetivo conscientizar todas as pessoas sobre a necessidade de prevenção e as atitudes seguras em ambientes aquáticos.

Prevenir o afogamento é fundamental, porque é uma tragédia que pode ser evitada. O afogamento é responsável por mais de 236 mil mortes anuais no mundo, e no Brasil muitas dessas fatalidades acontecem em rios, lagos, piscinas e até dentro de casa, em baldes ou banheiras. A prevenção é eficaz e deve ser adotada por todos, tanto por adultos como por crianças.

Algumas dicas para prevenir o afogamento, tanto para crianças quanto para adultos, mesmo aqueles que sabem nadar, são sempre relembradas.

Para as crianças, o mais importante é a supervisão constante. Nunca deixe uma criança sozinha perto da água, seja na piscina, no rio ou no mar. O adulto deve estar sempre atento. Além disso, cercar piscinas com barreiras e portões de segurança é uma medida essencial. Aulas de natação são muito importantes, mas nunca substituem a supervisão dos pais ou responsáveis. Também é preciso evitar brinquedos flutuantes sem a supervisão de um adulto, pois eles podem atrair as crianças para áreas perigosas.

Já para os adultos, mesmo quem sabe nadar, a principal orientação é conhecer o local onde vai nadar. Evite nadar em locais desconhecidos, principalmente em rios e lagos, onde há riscos de correntezas, buracos e galhos submersos. Não misture bebida alcoólica com atividades aquáticas, pois o álcool afeta a coordenação e o julgamento. E, sempre que possível, nada acompanhado. Se houver algum problema, é muito importante que alguém esteja ali para ajudar. E não se esqueça: use sempre equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas, quando estiver em embarcações.

Em caso de emergência, o mais importante é manter a calma. Chame ajuda imediata pelo telefone 193, que é o número do Corpo de Bombeiros. Não entre na água para tentar salvar a vítima, pois isso pode colocar mais vidas em risco. Use objetos como boias, cordas ou galhos para tentar ajudar até que a ajuda profissional chegue. Se souber, inicie a reanimação cardiopulmonar (RC P) enquanto espera pelo socorro.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está comprometido com a segurança de todos e com a prevenção de afogamentos. A prevenção é a melhor maneira de salvar vidas. “Junte-se a essa causa e compartilhe essas dicas com amigos e familiares”, orienta a corporação.