Covid-19: Formiga inicia hoje vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos
A princípio, serão imunizadas apenas as diagnosticadas com comorbidades

Formiga começa hoje a imunizar as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias contra a covid-19. Nesta primeira fase, receberão as doses da vacina somente aquelas diagnosticadas com comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem a programação. Serão duas quartas-feiras de vacinação: 23 e 30 de novembro, de 8 às 11 horas e de 12 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Bairro Areias Brancas.
Segundo a pasta, para estes dois dias foram destinadas a Formiga 80 doses “1” da vacina Pfizer-BioNTech, também chamada de “Pfizer Baby”. A secretaria ressalta que, para a imunização, os pais ou responsáveis deverão apresentar relatório médico ou ter cadastro na Unidade Básica de Saúde constando a comorbidade da criança. Também será necessário mostrar o cartão de vacinação.
Em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu no dia 11 de novembro o primeiro lote, com 95 mil doses, da vacina destinada a essa faixa etária. O quantitativo destinado é para aplicação das três doses da vacina recomendadas para este público.
A autorização para o uso do imunizante “Pfizer Baby” ocorreu no dia 16 de setembro, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar um parecer favorável aos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz contra a doença, atuando, principalmente, na diminuição dos casos graves e óbitos.
A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para a estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos e para o controle da doença.
“Com a vacinação foi possível avançar no combate ao coronavírus. Compareçam à Unidade Básica de Saúde e levem seus filhos. As vacinas são eficazes, seguras, gratuitas e salvam vidas. Não esqueça de levar o cartão de vacina da sua criança e aproveite a oportunidade para completar seu esquema vacinal, caso esteja atrasado”, ressaltou.
Lista de comorbidades divulgada pela Prefeitura:
1 - Diabetes melitus
2 - Pneumopatias crônicas graves
3 - Hipertensão arterial resistente
4 - Hipertensão arterial estágio 3
5 - Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
6 - Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
7 - Cardiopatia hipertensiva
8 - Síndromes coronarianas
9 - Valvopatias
10 - Miocardiopatias e pericardiopatias
11 - Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
12 - Arritimias cardíacas
13 - Cardiopatias congênita
14 - Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
15 - Doenças neurológicas crônicas
16 - Doença renal crônica
17 - Imunicomprometidos
18 - Hemoglobinopatias graves
19 - Obesidade mórbida
20 - Síndrome de Down
21 - Cirrose hepática