Covid-19: Prefeitura amplia vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos
Pfizer Baby é o imunizante disponível nas unidades básicas de saúde em Formiga

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira, dia 28, uma escala de vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos contra a covid-19. Pfizer Baby é o imunizante disponível nas unidades básicas de saúde de Formiga.
Em novembro do ano passado, a Administração Municipal deu início à vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos, porém somente para aquelas diagnosticadas com comorbidades. Agora, a vacinação foi ampliada para as demais crianças.
A escala divulgada pela Saúde é referente a esta semana. Nesta quarta-feira, dia 1º de março, a vacinação ocorre na UBS Areias Brancas e na quinta, dia 2, na UBS do Centro.
Para a imunização, os pais ou responsáveis deverão apresentar o cartão de vacinação da criança.
Vacina bivalente
O município iniciou nesta terça-feira a imunização contra a covid-19 com a vacina Pfizer bivalente. De acordo com a Prefeitura, Formiga recebeu 1.980 doses e a vacinação ocorrerá de maneira escalonada, conforme cronograma divulgado semanalmente, e por fases para grupos prioritários de indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Nessa primeira fase, serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário da nova campanha, que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema primário de duas doses incompleto deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas covid-19 monovalentes. A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.
Formiga recebeu 1.980 doses da vacina bivalente (Foto: Fábio Marchetto/SES-MG)
VACINÔMETRO
A atualização mensal do vacinômetro foi divulgada nesta terça-feira, 28. O total de doses aplicadas em fevereiro soma 190.911. Em comparação com janeiro, quando foram administradas 190.656 doses, a diferença foi de 255 doses a mais.
Com a imunização realizada em fevereiro, o vacinômetro chegou a:
- 66.068 “D1” (6 meses ou +)
- 66.084 “D2” (3 anos ou +, mais dose única)
- 43.302 “D3” (reforço 12 anos ou +)
- 15.368 “D4” (40 anos ou +)
- 89 “D5” (pessoas imunocomprometidas)