Crianças de escola municipal são alvo de projeto de pesquisa do Unifor
Objetivo é avaliar o estado nutricional de alunos entre 6 e 10 anos e sua relação com o desenvolvimento motor

Um projeto de pesquisa de iniciação científica do Unifor-MG está sendo desenvolvido com crianças entre 6 e 10 anos de idade em uma escola municipal de Formiga para avaliar como o estado nutricional está relacionado com as habilidades motoras de cada uma.
Com o tema “Estado nutricional de crianças em uma Escola Municipal de Formiga-MG e a relação com o desenvolvimento motor”, o projeto é desenvolvido pelo professor mestre Paulo Márcio Montserrat e pelo aluno Arthur Breda de Melo Passos, do 7º período de Fisioterapia.
A primeira etapa do projeto foi passar pela avaliação do Comitê de Ética. Após ser aprovado, o professor e o discente foram até a escola para levar um termo de consentimento para registrar os alunos que seriam avaliados na pesquisa. Na escola em questão, 218 pais aceitaram que seus filhos participassem. No dia 2 de julho, foi realizada a coleta de dados, como medidas de altura e peso, para uma pesquisa estatística que complementou os resultados.
Arthur Breda atua no projeto como bolsista da Fapemig e conta que é a sua terceira participação em um projeto de pesquisa. “A gente vai saber indicar o caminho que essas crianças vão ter que correr. A gente sabe que está aumentando o número de obesos em todo o país e a preocupação maior é com as crianças. A gente vai conseguir orientá-las a partir dos dados que a gente tiver e os resultados também”, comentou.
O professor pesquisador ressalta: “Hoje é uma preocupação muito grande com essa questão da obesidade, principalmente em crianças. Então a gente vai fazer três grupos: quem está na faixa normal, sobrepeso e obesidade. Eles vão fazer teste de coordenação motora, teste de agilidade, teste de salto e a gente vai comparar entre eles. Em seguida, é muito importante a gente voltar na escola e passar os resultados que nós obtivemos, porque o professor pode trabalhar alguma valência física que eles estão com déficit, e é muito importante para a sociedade, principalmente para a comunidade da escola que a gente vai fazer essa pesquisa”.
Ele completa que a prática da pesquisa contribui no repertório do aluno possibilitando até o seu uso para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O projeto é desenvolvido pelo professor mestre Paulo Márcio Montserrat e pelo aluno Arthur Breda de Melo Passos, do 7º período de Fisioterapia