Crianças de escola municipal são alvo de projeto de pesquisa do Unifor

Objetivo é avaliar o estado nutricional de alunos entre 6 e 10 anos e sua relação com o desenvolvimento motor

Crianças de escola municipal são alvo de projeto de pesquisa do Unifor
Mais de 200 pais aceitaram que seus filhos participassem do projeto de pesquisa




Um projeto de pesquisa de iniciação científica do Unifor-MG está sendo desenvolvido com crianças entre 6 e 10 anos de idade em uma escola municipal de Formiga para avaliar como o estado nutricional está relacionado com as habilidades motoras de cada uma.

Com o tema “Estado nutricional de crianças em uma Escola Municipal de Formiga-MG e a relação com o desenvolvimento motor”, o projeto é desenvolvido pelo professor mestre Paulo Márcio Montserrat e pelo aluno Arthur Breda de Melo Passos, do 7º período de Fisioterapia.

A primeira etapa do projeto foi passar pela avaliação do Comitê de Ética. Após ser aprovado, o professor e o discente foram até a escola para levar um termo de consentimento para registrar os alunos que seriam avaliados na pesquisa. Na escola em questão, 218 pais aceitaram que seus filhos participassem. No dia 2 de julho, foi realizada a coleta de dados, como medidas de altura e peso, para uma pesquisa estatística que complementou os resultados.

Arthur Breda atua no projeto como bolsista da Fapemig e conta que é a sua terceira participação em um projeto de pesquisa. “A gente vai saber indicar o caminho que essas crianças vão ter que correr. A gente sabe que está aumentando o número de obesos em todo o país e a preocupação maior é com as crianças. A gente vai conseguir orientá-las a partir dos dados que a gente tiver e os resultados também”, comentou.

O professor pesquisador ressalta: “Hoje é uma preocupação muito grande com essa questão da obesidade, principalmente em crianças. Então a gente vai fazer três grupos: quem está na faixa normal, sobrepeso e obesidade. Eles vão fazer teste de coordenação motora, teste de agilidade, teste de salto e a gente vai comparar entre eles. Em seguida, é muito importante a gente voltar na escola e passar os resultados que nós obtivemos, porque o professor pode trabalhar alguma valência física que eles estão com déficit, e é muito importante para a sociedade, principalmente para a comunidade da escola que a gente vai fazer essa pesquisa”.

Ele completa que a prática da pesquisa contribui no repertório do aluno possibilitando até o seu uso para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O projeto é desenvolvido pelo professor mestre Paulo Márcio Montserrat e pelo aluno Arthur Breda de Melo Passos, do 7º período de Fisioterapia