Crônica: FUTURO

AC de Paula (de São Paulo)

Crônica: FUTURO
AC de Paula é dramaturgo, poeta e compositor




O futuro a Deus pertence!  Esta frase sempre foi muito presente no meu agora, que já virou passado. Sempre vivi pensando no hoje e não tive tempo para pensar na incerteza de um amanhã. Não quero ditar regras nem mandamentos, nem proclamar que estou certo, afinal cada um é e age conforme suas próprias razões e suas crenças.

Jamais trabalhei planejando como viver e o que fazer depois da aposentadoria. Aprendi muito cedo que a grande maioria trabalha a vida inteira, economiza, se priva de uma série de coisas para ter uma velhice tranquila e nessa jornada deixa de viver o hoje. Quando vai ver, o futuro vira passado num piscar de olhos.

A realidade mostra que um grande número dessas pessoas, depois da chegada da almejada aposentadoria, acaba tendo que arrumar um bico para complementar o benefício e, quando consegue, continua a dar soco na ponta de faca da realidade.

Quem se acostumou a vida inteira a não dar um passo além das pernas acorda para o fato de que a propalada segurança financeira planejada não é suficiente para bancar os sonhos de ontem. O tempo se foi, a saúde também, infelizmente, e os recursos poupados são consumidos pela inflação e pelo valor do plano de convênio médico.

Claro que não é assim para todo mundo! Mas a situação é mais difícil de ser enfrentada por aqueles que sempre se preocuparam em viver a velhice dignamente e sem estresses financeiros. Quando este choque balança a estrutura, o bicho literalmente pega. Para mim o mais importante é o agora. Afinal, o futuro a Deus pertence!

 

 

AC de Paula é......