Crônica: Quimioterapia

Manoel Gandra (de Formiga/MG)

Crônica: Quimioterapia
Manoel Gandra é poeta e jornalista




No primeiro escalão da Prefeitura, no chamado meio “medalha de ouro”, havia dois que estavam sempre com novidades e brincadeiras um com relação ao outro. Eles eram Marcelo Vaz, que foi controlador, e o Carlinhos da Embratec, que exerceu a função de secretário de Recursos Humanos.

Conta o ex-controlador que, quando assumiu seu segundo mandato como prefeito, Juarez Carvalho estava muito entusiasmado com o crescimento da Fuom (hoje Unifor-MG) e sempre a citava quando precisava de exemplo de boa administração. E o fascínio pela vinda de novos cursos superiores e pela vida acadêmica acabou contagiando toda a sua assessoria.

Em uma reunião ocorrida no gabinete, em uma segunda-feira, Marcelo Vaz conta, e jura que é verdade, que Carlinhos cometeu a gafe da gestão. Tinha saído na televisão que o ex-sindicalista Vicentinho havia passado no vestibular de Direito. Na mesma hora, Carlinhos soltou que tinha visto no programa “Mais Você”, da “Rede Globo”, que a apresentadora Ana Maria Braga também tinha passado:

        __Eu vi. Ela até raspou a cabeça.

        Conforme relata Marcelo, ele tentou amenizar a situação comentando baixinho:

        __Que é isso, Carlinhos?... Ela está fazendo quimioterapia...

        E Carlinhos:

        __ Pois é, só não deu pra ver se é na Católica ou na Federal.