Defesa Civil apresenta relatório de ocorrências por causa das fortes chuvas
Quedas de muros, deslizamentos de taludes e alagamentos de casas foram alguns dos registros feitos no sábado, dia 7

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira, dia 9, um relatório das ocorrências causadas pelas fortes e constantes chuvas em Formiga. Elas foram atendidas pelo órgão em conjunto com os militares do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jorge Zaidam, no sábado, dia 7, houveram diversos acontecimentos. Foram eles:
1) Deslizamento de talude aos fundos dos dois imóveis com risco de queda de muro e parte do quintal. Providências: os proprietários oram orientados a fazerem a instalação de tubo de PVC para desviar a água pluvial da área de deslizamento e colocação de lona preta para proteger o talude.
2) Deslizamento da metade do calçamento de uma via, juntamente com a sua base, tornando o local intransitável. Providências: o SAAE já está no local reconstruindo o calçamento.
3) Alagamento de residência provocado pela enchente do córrego em frente que transbordou, haja vista que a manilha ficou parcialmente obstruída por um tronco que foi carregado pelas águas. Providência: retirada do tronco que provocou a obstrução.
4) Alagamento de residência provocado por transbordamento de córrego que passa aos fundos. Por recomendação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, os moradores abandonaram o imóvel indo para a casa de parentes e amigos.
5) Queda de muro divisório de um imóvel.
6) Desmoronamento com corrimento de massa, com destruição de varanda. Foi recomendada a reconstrução da área atingida, com acompanhamento de um engenheiro.
7) Deslizamento de talude com corrimento de massa. Esta área de risco já é mapeada pela Coordenadoria de Municipal de Proteção e Defesa Civil. Providências: foi orientada à moradoras deslocar-se para a casa de parentes durante o período chuvoso.
8) Deslizamento de massa sem causar danos ao imóvel. Providências: orientação à proprietária a procurar apoio de um engenheiro quanto às ações a tomar para a solução do problema.
9) Queda de parte de um muro (esta ocorrência foi no dia 04/01). Providências: a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito já está reconstruindo o muro.
Reunião
Diante desses acontecimentos, o prefeito Eugênio Vilela realizou, nesta segunda, dia 9, uma reunião com Jorge Zaidam e demais representantes do Executivo para avaliar a situação do município. O coordenador da Defesa Civil apresentou o relatório das ocorrências. O diretor do Saae, Flávio Passos, e os secretários Felipe Basílio (Obras e Trânsito) e Humberto Cunha (Gestão Ambiental) explicaram a situação de alguns pontos da cidade que ficaram danificados e o ouvidor municipal, Fábio Júnio da Silva, expôs as principais demandas enviadas pelos formiguenses referentes às chuvas. A reunião foi acompanhada pelo chefe de Gabinete, Marden Lima.
O prefeito enfatizou a importância de serem feitos os reparos nos locais danificados e que as famílias que residem em áreas de risco continuem recebendo a assistência necessária.
Algumas casas ficaram alagadas com as fortes chuvas