Detentos colocam fogo em colchões e cobertores na Penitenciária de Formiga

Ação foi na noite deste domingo, dia 6, e gerou medo aos moradores próximos à unidade prisional

Detentos colocam fogo em colchões e  cobertores na Penitenciária de Formiga
Imagens compartilhadas em redes sociais por moradores no momento da ação dos detentos




Detentos da Penitenciária Regional de Formiga causaram pânico na noite deste domingo, dia 6, ao atearem fogo em colchões e cobertores das celas de um dos pavilhões da unidade prisional. A ação foi por volta das 23 horas e gerou medo aos vizinhos que chegaram a registrar em vídeos fumaças saindo do presídio. Segundo os moradores, o momento foi tenso porque havia muito barulho e movimentação na penitenciária.

A Polícia Penal agiu rapidamente e conseguiu controlar a ação dos detentos. Nesta segunda-feira, dia 7, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) emitiu nota sobre o acontecimento. De acordo com ela, “o movimento de subversão da ordem dos detentos teve início com batidas de grades e xingamentos”. “Detentos de cinco celas atearam fogo em colchões e cobertores, além de incitarem detentos de outro pavilhão a aderirem ao movimento. O Grupamento de Intervenção Rápida [GIR] e demais policiais penais foram acionados. As chamas foram imediatamente controladas e os detentos retirados das celas e direcionados ao pátio. Parte da parede [divisória] do banheiro de uma das celas foi quebrada, no entanto, com a rápida ação dos policiais penais não houve evolução dos atos”, explica a nota.

Ainda conforme a Sejusp, três detentos precisaram de atendimento médico por terem inalado fumaça. Eles foram encaminhados pelo Samu para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Formiga e retornaram ainda à noite para a unidade. 

A secretaria ressaltou que a penitenciária seguiu sua rotina normalmente nesta segunda-feira e que a direção abriu um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. “Possíveis danos ao patrimônio público também estão sendo avaliados”, informou.