Dia do leitor: dia de festa literária
Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

E ano novo chegou...
Muitas expectativas...
Esperança de surpresas boas, novas ideias e a certeza de uma constante busca de paz, saúde e alegrias...
E nas Bibliotecas Públicas Municipais o momento é especial, é tempo de festa literária, de celebrar o dia do leitor, o grande parceiro da equipe das quatro instituições que promovem e incentivam o hábito de ler.
O leitor é o grande aliado nas atividades e projetos desenvolvidos ao longo do ano. E é para ele que a equipe prepara, cuida e preserva o acervo, pois é ele que chega alegre, animado procurando um livro para ler: um lançamento que acabou de chegar no mercado, tal livro que originou determinada série na TV ou um grande sucesso de bilheteria no cinema e nos palcos de teatro, um romance histórico, ou ainda um livro que gostaria de reler.
E é pensando nos sócios e leitores que a equipe comemora o dia do leitor com várias atividades literárias: contação de história, resenha de um conto, brincadeira de o que é, o que é, jogo do patrimônio, música e participação especial do “Coletivo Poesia de Rua” com exposição de poemas e oficina de escrita.
O momento é de parar tudo e comemorar esta data tão importante, em grande estilo, lendo um livro.
“O dia do Leitor foi instituído para homenagear o jornal cearense (O Povo), fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, um intelectual, foi deputado federal e jornalista”.