Dia do Patrimônio Histórico: sobre a riqueza do passado

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Dia do Patrimônio Histórico: sobre a riqueza do passado




O Dia do Patrimônio Histórico é uma data importante para celebrar e conscientizar as pessoas sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural e histórico brasileiro.  Os patrimônios históricos podem ser classificados como materiais (objetos e construções) ou imateriais (rituais, costumes, danças e etc.).

A data nos faz refletir sobre a riqueza do passado, o que nos leva a   respeitar toda a diversidade cultural que nos foi legada, contribuindo assim para a preservação das tradições e memórias de uma sociedade e principalmente a maneira como ela se identifica enquanto povo. Além disso, o dia também é estímulo para debates sobre políticas de preservação e restauração do patrimônio, sensibilizando governos e sociedade civil para a necessidade de proteger esses bens que são tesouros culturais inestimáveis.

Preservar o passado é construir um futuro sólido. E é essa a proposta para a criação do Dia do Patrimônio Histórico: valorizar e cuidar do patrimônio histórico nacional.  Uma comunidade fortalece sua identidade ao promover sua própria cultura, seja através das suas manifestações ou preservando seus bens tombados. É um dia que nos convida a refletir sobre nossa herança cultural comum e a tomar ações para garantir que as gerações futuras também possam desfrutar da herança do passado que nos foi deixada.

Que tal celebrar este dia visitando Monumentos históricos, museus, bibliotecas e espaços culturais do nosso Munícipio.

Dica de bens tombados para se visitar em Formiga:

·         Praça São Vicente Férrer;

·         Igreja Matriz São Vicente Férrer;

·         Casarão dos Vicentinos;

·         Morro das Balas;

·         Conjuntos Ferroviários: Timboré, Estação Ferroviária de Formiga, Bugios, Casa do rádio, Vagão de Passageiros e Casa do Engenheiro;

·         Órgão de Tubo da Igreja São Vicente Férrer;

·         Mina do Sapé;

·         Edifício Antônio Vieira;

·         EMMEL;

·         EMART (Antiga sede da Banda),

·         Capela Nossa Senhora Aparecida.

Visitar estes espaços proporciona diversas experiências enriquecedoras e sempre podemos aprender mais sobre a história e as tradições que moldaram a nossa sociedade.

Para conhecer um pouco mais sobre os monumentos históricos da cidade de Formiga, indicamos os livros:

·         Formiga: toda história tem endereço - Gustavo Nolasko e João Gabriel;

·        
Achegas á história do oeste de Minas: (Formiga e municípios vizinhos) / Leopoldo Corrêa,

·         A formação das comunidades no Brasil: estudo da criação do arraial de São Vicente Férrer da Formiga: sua história e sua gente / José Francisco de Paula Sobrinho.

Na Biblioteca Osório Garcia, situada a Rua Alfa, 59, no Bairro Ouro Negro, você encontra disponível para empréstimo estes e outras livros sobre a nossa história.