Dia do Professor

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Dia do Professor




O dia 15 de outubro foi criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele que alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.

     A data é celebrada nesse dia, em referência a D. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. Essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.

     No Brasil, para tornar-se professor, é preciso ter curso superior em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e em uma área relacionada com o ensino, seja a pedagogia, seja qualquer curso na modalidade de licenciatura.

     Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em boa parte dos casos, com baixos salários e precárias condições de trabalho.

     Apesar de todas as dificuldades e percalços da carreira de professor, esse profissional, desempenha seu trabalho com amor e dedicação. Esse dia é um momento de gratidão e reconhecimento aos educadores dedicados que inspiram sonhos e deixam uma marca duradoura em nossas vidas.

     A Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca fez uma exposição temática de livros e revistas que falam da história de alguns desses importantes profissionais formiguenses, da carreira docente.

    Venha conhecer o acervo, os projetos de incentivo à leitura da Biblioteca e acompanhe as publicações nas redes sociais de novas aquisições, resenhas e outras ações literárias.

    O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30, na Rua Lassance Cunha 671, Quinzinho.