Dia Nacional do Idoso
Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

No dia 27 de fevereiro comemorou-se o Dia Nacional do Idoso.
Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida para as próximas gerações.
Para muitas pessoas, a velhice é uma fase da vida atravessada por sentimentos difíceis, como a solidão e o preconceito por parte da sociedade.
Para isso, existem os direitos dos idosos, que visam proteger essas pessoas reconhecendo os seus direitos humanos e sua importância para a construção de uma sociedade mais sábia e inclusiva.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso, prevendo em seu art. 2º que, é dever da família, da sociedade e do Estado amparar e assegurar ao idoso o direito à vida, à saúde física e mental, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à liberdade, ao respeito, à convivência familiar e social e garantindo assim sua dignidade e seu bem-estar.
Atualmente no país, os idosos representam 14,7% da população, ou seja, 31,23 milhões de pessoas.
A Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca, é um espaço cultural e de convivência que lida com a tarefa cotidiana de estimular a leitura entre os mais variados públicos.
Diante disso, fizemos uma seleção e a exposição de algumas obras com uma leitura cativante, estimulante e humanizada, especialmente para esse público idoso que frequenta a Biblioteca.
Prezado leitor, venha nos fazer uma visita, aproveite para fazer sua inscrição de sócio da Biblioteca e acompanhe as ações e os projetos de incentivo à leitura pelas redes sociais.
O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30. A Biblioteca fica localizada na Rua Lassance Cunha, 671 no Bairro do Quinzinho.