Divulgado o cronograma dos Jemg 2024
Etapa Microrregional dos jogos escolares começará no dia 1º de abril e a Regional no dia 10 de junho

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – Sedese – divulgou nesta quinta-feira, dia 11, o cronograma dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg 2024. A etapa Microrregional do evento esportivo começará no dia 1º de abril e a Regional no dia 10 de junho.
Segundo a Sedese, as inscrições para a etapa Microrregional serão feitas entre os dias 5 de fevereiro e 4 de março. Ela será disputada ao longo de oito semanas, entre 1º de abril e 26 de maio. Já a etapa Regional será entre os dias 10 e 16 de junho. Antes disso, as equipes classificadas nas modalidades coletivas e no xadrez podem apresentar o pedido de desistência até o dia 20 de maio.
“Mais uma vez, na sequência do nosso planejamento, divulgamos agora todo o cronograma de ações dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Temos aí uma data muito importante que é a de inscrição e habilitação do seu município, de 5 de fevereiro a 4 de março. Depois, durante oito semanas, será a realização da etapa Microrregional. Queremos, mais uma vez, ter o grande sucesso nas inscrições e que todos possam participar com a gente”, frisou o subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes.
Etapa estadual
Para finalizar a maior competição esportivo-educacional do país, a etapa Estadual será dividida. Na primeira parte, entre 15 e 21 de julho, serão disputadas as modalidades paralímpicas de atletismo, judô e natação. Depois, entre 5 e 11 de agosto, o restante das modalidades coletivas e individuais. O local das disputadas será divulgado posteriormente.
O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEE. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
O documento com os procedimentos relativos à execução da competição deste ano estão nos sites www.social.mg.gov.br e www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.
Secretaria libera recursos emergenciais para escolas da rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG – liberou R$ 42 milhões para as escolas da rede estadual para o enfrentamento ao período de chuvas. Os recursos fazem parte do fundo de Manutenção e Custeio Predial e poderão ser utilizados para sanar eventuais pequenos e médios danos causados aos prédios escolares pelas chuvas.
O principal objetivo é garantir que as escolas estejam preparadas para enfrentar o período chuvoso e mantenham um ambiente de aprendizagem seguro para o início do ano letivo de 2024, marcado para o dia 5 de fevereiro.
“Esses recursos garantem que as escolas atuem diretamente em caso de eventuais sinistros provocados pela chuva. É uma forma da pasta facilitar a execução das escolas e diminuir possíveis atrasos nos serviços de forma que não prejudique o início das aulas”, explica o subsecretário de Administração da SEE/MG, José Roberto Avelar.
Os recursos serão disponibilizados via Caixa Escolar, de acordo com as necessidades da unidade escolar, levando em consideração o tamanho da escola e os danos causados.