Documentário sobre a vida do cineasta Alonso Gonçalves é apresentado em Formiga
Trabalho percorreu cinco escolas e será exibido para a comunidade na próxima semana no Unifor-MG

O documentário “Personalidade Formiguense”, que conta a história do cineasta formiguense Alonso José Gonçalves, foi lançado neste mês em Formiga. Produzido pela produtora Zoom Produções, com roteiro e direção de Sandro Figueiredo, o trabalho percorreu cinco escolas da cidade e será exibido na próxima semana, para a comunidade, no Auditório Eunézimo Lima do Unifor-MG.
A iniciativa foi concebida por meio da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, e já foi apresentada nas seguintes escolas estaduais: Jalcira Santos Valadão (Escola Normal); Dr. Abílio Machado (Polivalente); Rodolfo Almeida; Tonico Leite (GOT) e Professor Joaquim Rodarte.
Conforme divulgou a produtora, os responsáveis pelo documentário explicaram aos alunos e professores das escolas sobre o projeto, como foi a escolha do tema, responderam a perguntas e gravaram depoimentos dos estudantes e diretores. “O documentário, com duração de 25 minutos, chamou a atenção de todos. A maioria não conhecia a história do formiguense, mas muitos já haviam assistido cenas criadas por ele para novelas de sucesso da Rede Globo de Televisão”, informou Sandro Figueiredo.
O documentário teve a participação dos seguintes profissionais: Maurício Rezende (câmera); Jacqueline Amore (redação); Sandro Figueiredo (roteiro, direção e reportagem); Cláudia França (reportagem); Heloá Oliveira Bispo (tradução em libras); Guilherme Szatkowski Rezende (legendas); Diego Samuel de Souza (edição e finalização); Felipe Belo Veloso da Silva (estagiário) e Sebastião Gonçalves, Karina Gonçalves, Wilson Gondim, Antônio Valadares, Gustavo Dalariva, Sônia Pimentel e Fernando Fernandes Júnior (participações).
Quem foi Alonso
Alonso José Gonçalves nasceu em Formiga e residiu com seus pais na região dos bairros Engenho de Serra e Santa Luzia. Desde criança, era apaixonado por cinema e bem jovem se mudou para Belo Horizonte em busca de aprimorar seu conhecimento nesta arte. Trabalhou por muitos anos no Laboratório Belcolor, na capital mineira.
Alonso, sempre muito criativo, se especializou na criação de cenas de ação. Conheceu e se tornou amigo do ator global Jackson Antunes, que atuou como protagonista de vários filmes produzidos pelo formiguense. Jackson Antunes apresentou o trabalho de Alonso Gonçalves ao diretor da Rede Globo, Carlos Manga, que se surpreendeu com a criatividade do formiguense e o contratou para dirigir cenas de ação em várias novelas, como Torre de Babel e Corpo Dourado.
Alonso Gonçalves tinha um grande sonho: gravar um filme em sua terra natal. Ele criou o roteiro e iniciou as gravações de seu filme “Os Companheiros”, onde o protagonista era seu amigo ator Jackson Antunes e o elenco selecionado por atores da cidade. Alonso dirigia e atuou também como ator. Infelizmente, o formiguense não conseguiu terminar as gravações do filme. Alonso Gonçalves faleceu em 14 de janeiro de 2023.
O cineasta Alonso, o ator global Jackson Antunes e o diretor do documentário, Sandro Figueiredo