Documentário sobre a vida do cineasta Alonso Gonçalves será exibido na Câmara
Mostra ocorrerá nesta quarta-feira, dia 9, a partir das 19 horas, e é aberta ao público

O documentário “Personalidade Formiguense: a vida e a obra de Alonso Gonçalves”, que conta a história do cineasta formiguense, será exibido amanhã, dia 9, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. A mostra é aberta ao público.
Produzido pela produtora Zoom Produções, com roteiro e direção de Sandro Figueiredo, o trabalho já percorreu cinco escolas estaduais da cidade. A iniciativa foi concebida por meio da lei federal Paulo Gustavo, de incentivo à cultura.
Segundo a produtora, o documentário tem duração de 25 minutos e conta toda a carreira artística de Alonso, responsável por cenas de ação que fizeram sucesso em novelas da Rede Globo de Televisão. O trabalho tem a participação dos seguintes profissionais: Maurício Rezende (câmera); Jacqueline Amore (redação); Sandro Figueiredo (roteiro, direção e reportagem); Cláudia França (reportagem); Heloá Oliveira Bispo (tradução em libras); Guilherme Szatkowski Rezende (legendas); Diego Samuel de Souza (edição e finalização); Felipe Belo Veloso da Silva (estagiário) e Sebastião Gonçalves, Karina Gonçalves, Wilson Gondim, Antônio Valadares, Gustavo Dalariva, Sônia Pimentel e Fernando Fernandes Júnior (participações).
Quem foi Alonso
Alonso José Gonçalves nasceu em Formiga e residiu com seus pais na região dos bairros Engenho de Serra e Santa Luzia. Desde criança, era apaixonado por cinema e bem jovem se mudou para Belo Horizonte em busca de aprimorar seu conhecimento nesta arte. Trabalhou por muitos anos no Laboratório Belcolor, na capital mineira.
Alonso, sempre muito criativo, se especializou na criação de cenas de ação. Conheceu e se tornou amigo do ator global Jackson Antunes, que atuou como protagonista de vários filmes produzidos pelo formiguense. Jackson Antunes apresentou o trabalho de Alonso Gonçalves ao diretor da Rede Globo, Carlos Manga, que se surpreendeu com a criatividade do formiguense e o contratou para dirigir cenas de ação em várias novelas, como por exemplo Torre de Babel e Corpo Dourado.
Alonso Gonçalves tinha um grande sonho: gravar um filme em sua terra natal. Ele criou o roteiro e iniciou as gravações de seu filme “Os Companheiros”, onde o protagonista era seu amigo ator Jackson Antunes e o elenco selecionado por atores da cidade. Alonso dirigia e atuou também como ator. Infelizmente, o formiguense não conseguiu terminar as gravações do filme. Alonso Gonçalves faleceu em 14 de janeiro de 2023.
O documentário foi produzido pela Zoom Produções