E se o mundo fosse um elepê?

E se o mundo fosse um elepê?




Se a terra não fosse redonda, fosse plana, ela deveria ser redonda com um buraco no meio, tipo um elepê. Está na internet: LP é a sigla para Long-Playing Record – disco grande de vinil com gravação musical. Trata-se de uma mídia desenvolvida no final da década de 1940, que registra arquivos de áudio, que podem ser reproduzidos através de toca-discos. Confeccionado a partir de um material chamado vinil (comumente feito de PVC), o long play, na maioria das vezes, é comercializado na cor preta com um buraco no meio. O disco possui ranhuras (microssulcos) em forma espiralada que conduzem a agulha do aparelho de som da borda até o centro no sentido horário. Tais sulcos são minúsculos e fazem a agulha vibrar – a vibração é transformada em sinal elétrico, que amplificado são transformados em som audível.

Se a terra redonda demora 24 horas para dar uma volta em torno de seu eixo, a em formato de elepê não gasta nem dois minutos para dar uma volta em torno do seu buraco.

Acredite no que o eleitor quiser, seja no globo ou no vinil, a pessoa deve ter em mente que o mundo gira… e gira muito. Quem em meados de 2022 imaginaria que em meados de 2023 Lula seria o presidente da República, que seu advogado Zanin seria ministro do STF, que o ex-procurador Dallagnol seria deputado cassado, que o ex-presidente Bolsonaro estaria de posse de uma inexigibilidade de oito anos e que o ex-juiz e senador Sérgio Moro estaria na bica?

Assim como o mundo gira por aí, ele também gira por aqui (no caso, por aqui é em Formiga). A partir de outubro de 2023, Formiga começa a viver seu ano eleitoral, o pleito municipal está previsto para o início de outubro de 2024.

Com apenas dez vereadores em sua Câmara Municipal, o Poder Legislativo deve ter sua adequação exigida por setores organizados da sociedade. O momento de dar a volta é agora, Formiga pode ter 15 vereadores sem que isso represente aumento de gastos para o Município. Diferentemente de agora, comunidades rurais, sindicatos, associações e até quem pensa diferente (como na “planitude” da terra) poderão estar representados.