Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira

Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira




Era o final da década de 1970, quando chegam a Formiga vindos de mudança da Fazenda Mineiros, onde a família morava na zona rural da cidade de Iguatama, o Seu Diógenes Rocha Filho e Dona Norma de Carvalho Rocha. Com eles, os seis filhos, a quinta era Elizabeth Rocha de Carvalho.

Formiga entrou no radar da família porque Seu Diógenes era formiguense e casou-se com uma bela iguatamense, por isso, pra lá se mudou.

Em Formiga, Elizabeth iniciou os estudos no Colégio Santa Teresinha. Ao contrário dos irmãos e familiares que enveredaram pela área do comércio, seguiu o caminho da educação. É marcante sua identidade como professora, desde criança, viveu momentos lúdicos ao brincar de ensinar com irmãos, era sua atividade favorita. Formou-se em pedagogia no Unifor, tendo cursado mestrado na área. Atuou também na educação básica, na Escola Estadual Professor Tonico Leite, o GOT, e em todos os setores pedagógicos do Colégio de Aplicação (hoje, Colégio Unifor), sendo em 2024 docente e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário de Formiga.

Elizabeth é casada com Jorge Zaidam Viana de Oliveira e mãe do jovem Mateus Rocha de Carvalho Alves. “Sonho com o dia em que os governantes foquem na educação. Acredito que o Brasil tem uma grande dívida para com os profissionais do ensino, particularmente no que se refere à sua valorização e remuneração digna”.

“A história de uma professora é geralmente uma história anônima e não gera grande prestígio social nem notoriedade. É um trabalho árduo em meio a reuniões, diários de classe, capacitações, planejamentos, horários de aula, exercícios, avaliações e outros. No entanto, sinto-me realizada e imensamente grata a esta cidade que me acolheu e às sólidas amizades conquistadas. Agradeço, sobretudo, o carinho e o reconhecimento de meus alunos e suas famílias, gestores e colegas de trabalho”.