Em 2 meses, Formiga tem 6 casos confirmados de dengue
Ao todo, foram 136 notificações; casos suspeitos de chikungunya somaram 36

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Endemias, divulgou nesta quinta-feira, 9 de março, os números das notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Os dados computados referem-se ao período de janeiro ao dia 3 de março. Com relação à dengue, foram 136 notificações de casos suspeitos e seis confirmados; 36 casos suspeitos de chikungunya e nenhuma confirmação. Para o zika vírus, não houve notificações nem confirmações.
DENGUE HEMORRÁGICA
Em Formiga, dois casos de dengue hemorrágica foram registrados nos últimos dias. Os pacientes, uma mulher e um idoso, estão internados no CTI da Santa Casa.
De acordo com a equipe de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, até a Semana Epidemiológica 8 de 2022, o índice de notificações por arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) foi de 25,04%. No entanto, até a Semana Epidemiológica 8 de 2023, o índice é de 123,74% de casos notificados, o que mostra a gravidade da situação no município.
A Administração Municipal pede à população formiguense que intensifique as ações de combate ao mosquito transmissor.
SINTOMAS
Apesar de terem alguns sintomas parecidos, há características que podem ajudar a identificar a dengue, chikungunya e zika vírus.
Em relação à dengue, os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, e dor no abdômen.
A chikungunya apresenta dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e inchaço articular bilateral.
Já os sintomas comuns da doença zika são febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).