Encerrado o VI Encontro do Fonajuc, realizado no TJMG

O VI Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), sediado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi encerrado no último sábado (19/8) com palestra do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e com a votação dos enunciados propostos pelos grupos temáticos.
O evento, que começou na quinta-feira (17/8), teve como tema principal "Vitimologia e seus aspectos processuais" e recebeu magistradas, magistrados, promotoras e promotores de Justiça, procuradoras e procuradores de Justiça, advogadas, advogados e demais juristas. Durante os três dias, os participantes discutiram os direitos das vítimas, a corrupção e a ordem econômica, além de crimes contra crianças e adolescentes e outros assuntos.

Para a presidente nacional do Fonajuc, juíza Érika Silveira de Moraes Brandão, esses painéis de discussão foram de extrema relevância para o sucesso do evento. "Tivemos ótima produtividade. As palestras foram excelentes, tiveram relação com o espírito do Fonajuc, com aquilo que pregamos. Os temas foram muito bem explorados e colocados pelos palestrantes. Foi um dos melhores eventos que já fizemos em termos de qualidade das palestras e do que se produziu aqui", disse a magistrada, que agradeceu o apoio do TJMG na realização do encontro.
A juíza titular da 17ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte e diretora de Comunicação do Fórum, Miriam Vaz Chagas, também considerou o evento positivo pela abordagem de temas instigantes. "A visão diferenciada do Direito Penal, às vezes, traz alguma divergência em relação ao que vem sendo rotineiramente praticado, e traz a atenção do público em geral para temas que sempre discutimos", afirmou.

Palestra
Na palestra de encerramento do VI Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, abordou a realidade das facções criminosas no Brasil, apresentando aos participantes um pouco da história e da evolução desses grupos em diferentes estados do país. Ele ressaltou a importância de tratar do assunto diante de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público. "Esse é o nosso público principal. Ninguém melhor para ter uma noção e evitar que isso cresça como está crescendo no Brasil", afirmou Rogério Greco.

Ainda no último dia do evento, foi realizada uma votação dos enunciados debatidos nas reuniões de grupos temáticos realizadas na última sexta-feira (18/8). Entre os temas abordados, destaque para audiências de custódia, sistema de Justiça digital e audiências, execução penal, procedimentos administrativos e prisões, violência doméstica e Justiça restaurativa.
Veja o álbum com fotos do último dia do VI Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG