Enxame de abelhas pousa em capacete deixado em moto no Souza e Silva
Os insetos foram capturados e soltos em segurança em área de mata pelos Bombeiros de Formiga

Uma ocorrência curiosa e delicada foi atendida nesta quarta-feira, dia 6, pela equipe da 4ª Companhia de Bombeiros de Formiga. Um enxame de abelhas pousou e se agrupou em um capacete deixado em uma moto no Bairro Souza e Silva. O veículo estava estacionado no local de trabalho de seu proprietário.
De acordo com a companhia, os bombeiros chegaram ao local com equipamento de segurança apropriado para a captura dos insetos e atuaram com agilidade. “Após capturarem o enxame, os bombeiros transportaram as abelhas para uma área de mata afastada da cidade, onde as soltaram em segurança, garantindo tanto a proteção dos envolvidos quanto a preservação do enxame”, informou.
A companhia ressaltou ainda que “esse tipo de ocorrência ilustra o preparo e a versatilidade das equipas de bombeiros para lidar com situações complexas e inesperadas, preservando vidas e respeitando a fauna”.
Conforme apurou “O Pergaminho”, quando um enxame de abelhas pousa em algum lugar, é porque as abelhas abandonaram a colmeia para procurar um novo abrigo. Isso pode acontecer em determinadas condições, como quando a colmeia está muito populosa ou o ninho está se reproduzindo.
As abelhas não atacam sem motivo, mas podem se defender se se sentirem ameaçadas. Para a segurança de quem encontrar um enxame de abelhas, é importante:
·Procurar abrigo, entrando em casa ou veículo e fechando as portas e janelas
·Evitar a água, pois as abelhas podem continuar voando sobre a água por vários minutos
·Se for picado, procurar atendimento médico, principalmente se tiver queda de pressão, falta de ar, manchas vermelhas ou inchaços
·Pedir auxílio ao Corpo de Bombeiros para isolar a área e fazer a remoção dos insetos