Equipes da Saúde passarão por treinamento para uso de novos tablets

Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 180 aparelhos que serão usados pelos agentes comunitários e de combate a endemias

Equipes da Saúde passarão por treinamento para uso de novos tablets
O uso de tablets irá oferecer diversas vantagens ao serviço de saúde prestado em Formiga




Equipes da Secretaria Municipal de Saúde passarão nesta semana por um treinamento para uso dos 180 tablets adquiridos pela pasta. Os novos aparelhos serão manuseados pelos agentes comunitários das UBS – Unidades Básicas de Saúde - e pelos agentes de combate a endemias do Setor de Epidemiologia.

Conforme divulgou a Prefeitura, os tablets chegaram recentemente a Formiga e foram comprados com verba federal, por meio do Programa Informatiza APS, do Ministério da Saúde. “Eles ainda não estão sendo utilizados porque será preciso a capacitação dos servidores para manuseá-los. Uma empresa de fora virá a Formiga para ministrar o treinamento, que ocorrerá em forma de escala e por toda a semana. Ainda não há uma previsão para começar a usar os novos aparelhos”, informou.

Para o secretário de Saúde, Gleison Frade, o uso de tablets oferecerá diversas vantagens ao serviço prestado em Formiga, como acesso rápido a informações sobre os pacientes e protocolos de saúde. “Isso facilitará a tomada de decisões e o atendimento. Além disso, a capacidade de registrar e atualizar dados em tempo real permite que os agentes mantenham os registros sempre atualizados, eliminando erros de transcrição”, contou.
Segundo o secretário, o uso de aplicativos específicos para a área da saúde auxilia no monitoramento das condições de saúde, no lembrete de medicações e no acesso a orientações práticas. “Os tablets também permitem o acesso a recursos educacionais e a treinamentos. A digitalização dos dados reduz o uso de papel, economizando recursos financeiros e tempo de trabalho. Facilita, ainda, o monitoramento e a geração de relatórios, contribuindo para uma melhor gestão dos dados de saúde da comunidade”, ressaltou.