Escola Franklin de Carvalho se destaca entre as municipais no Ideb 2023

Em segundo lugar, estão a Paulo Barbosa e a José Honorato de Castro, com a mesma nota, e, em terceiro, a Florêncio Rodrigues Nunes

Escola Franklin de Carvalho se destaca entre as municipais no Ideb 2023
A Escola Municipal Franklin de Carvalho, localizada no Bairro Areias Brancas




A Escola Municipal Franklin de Carvalho, localizada no Bairro Areias Brancas, teve a maior nota entre as instituições de ensino municipais no Ideb 2023 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental. Ela pontuou 7,7 na avaliação, que é um indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.

Em segundo lugar, estão as escolas Paulo Barbosa, no Ouro Negro, e a José Honorato de Castro, no Ouro Verde, com a mesma nota: 7,0. Em terceiro lugar, vem a Florê ncio Rodrigues Nunes, que funciona no distrito de Pontevila, com 6,9.

O resultado do Ideb em todo o país foi divulgado na quarta-feira, dia 14, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo ele, o Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o país alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.

“Quando se comparam os resultados de proficiência padronizada do Ideb (matemática e leitura), entre 2021 e 2023, 96% dos estados (26) melhoraram o desempenho nos anos iniciais; 59% (16 estados) nos anos finais; e 65% (17 estados) no ensino médio”, ressalta o portal do MEC.

Para o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, esse é o mais importante indicador educacional da educação básica no país, já que mede os resultados e a efetividade das políticas públicas nesta etapa de ensino. “Assim, ele funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino e garantindo que a construção dos programas e das iniciativas seja feita de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população”, explicou.

 

As outras escolas

Onze das 13 instituições de ensino municipais que constam na lista do Ideb 2023 atingiram a média nacional de 6 pontos no índice. Além da Franklin, da Paulo Barbosa, da José Honorato e da Florêncio Rodrigues Nunes, pontuaram no indicador a Miralda da Silva Carvalho, com 6,0; a Arlindo de Melo, com 6,0; a Angelita Gomes Pereira, com 6,2; a Papa Pio XII, com 6,2; a Célia de Melo, com 6,3; o Centro de Atenção Integral a Criança, com 6,3, e a Lídia Braga, com 6,7. A única instituição que ficou abaixo da média foi o Centro de Educação Infantil José Fernandes, com 5,9. A José Antônio do Couto, que fica na comunidade rural de Albertos, foi citada na lista, mas não pontuou.

Para o secretário municipal de Educação e Esportes, Jaderson Teixeira, o bom resultado das escolas municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental no Ideb 2023 se dá pelo compromisso da comunidade escolar com a educação das crianças. “Agradeço o trabalho incessante de toda a comunidade escolar. O trabalho educacional na cidade de Formiga é feito por várias mãos.  Nenhum resultado é isolado.  Gratidão aos trabalhadores da educação e familiares comprometidos com a educação de nossas crianças”, comentou.

O Ideb

O indicador é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, pelo Distrito Federal e pelos municípios, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico, o GT Novo Ideb, com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do índice e de novas metas.

 ”A ideia é que o Ideb continue sendo o indicador que nos guia na apreciação do desenvolvimento da educação, mas talvez alguns ajustes sejam necessários, sempre com a preocupação de que não se perca a possibilidade de comparação ao longo do tempo. Estamos encerrando o ciclo do compromisso pelo desenvolvimento da educação, de 2007, quando se projetaram metas de desenvolvimento da educação até 2021. Como o PNE [Plano Nacional de Educação] tem vigência até 2024, podemos considerar que essas metas continuaram até aqui”, explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

 O secretário municipal de Educação, Jaderson Teixeira, atribui o resultado do Ideb 2023 ao compromisso da comunidade escolar com a educação das crianças