Escola Municipal Arlindo de Melo será contemplada com laboratório maker

Projeto desenvolvido em parceria por institutos federais mineiros beneficiará um total de 90 escolas em 30 cidades do estado

Escola Municipal Arlindo de Melo será contemplada com laboratório maker
Objetivo é promover o letramento digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas em áreas que enfrentam desafios no acesso a recursos educacionais avançados - Foto: iStock/IFMG




A Escola Municipal Arlindo de Melo, em Formiga, será uma das 90 instituições contempladas em todo o estado de Minas Gerais com a implantação de um laboratório maker, graças a uma parceria entre os institutos federais mineiros: IFMG, IFSul de Minas e IFNMG.

Esses institutos celebram a aprovação do projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais”, submetido em parceria na chamada nº 13/2024 - CNPq/MCTI/FNDCT referente ao Programa Mais Ciência na Escola. A iniciativa é resultado de parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com a realização pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem como finalidade transformar a educação básica, fomentando um futuro científico digital inclusivo e inovador para estudantes da educação básica.

Com um orçamento de R$ 9 milhões, o projeto prevê a implantação de laboratório maker em escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental, localizadas em 30 municípios de Minas Gerais, abrangendo sete diferentes regiões do estado. Entre essas escolas, foram selecionadas algumas que ofertam tempo integral. A proposta tem o objetivo de promover a letramento digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas em áreas que enfrentam desafios no acesso a recursos educacionais avançados.

“Com o foco no ensino fundamental a proposta visa dar possibilidade a professores das escolas pelo interior do Estado de realizar aulas ‘mão-na-massa’, científicas e com uso de tecnologias diversas", observa o coordenador estadual do projeto, professor Cleiton Martins. Segundo ele, o destaque do programa é, além da instalação do laboratório maker, promover a capacitação de professores e servidores das escolas públicas com a finalidade de continuidade na utilização do espaço em aulas e projetos, realização de olimpíadas ou feiras de ciência e tecnologia.

"Com essa iniciativa, promovemos um letramento digital que vai além da técnica, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia intelectual dos alunos. Ao oferecer uma formação que desperta o questionamento, a curiosidade e a capacidade de solução de problemas, estamos não apenas ampliando as oportunidades dos jovens para o futuro, mas também os preparando para que sejam protagonistas na construção de uma sociedade mais justa", comenta Daniela Cardoso, pró-reitora de Extensão do IF Sul de Minas.

Além de Formiga, também serão contempladas escolas nos municípios de Bambuí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto e Sabará.

 

SELEÇÃO DE SERVIDORES

Com vistas a selecionar servidores para atuarem como Apoio Técnico em Extensão no Programa Mais Ciência na Escola, no âmbito do IFMG, foi lançado o edital 641/2024. Ele pode ser conferido pelo link: https://www.ifmg.edu.br/portal/extensao/SEI23208.005160_202408.pdf