Escolas municipais terão porteiros eletrônicos e câmeras de segurança
Servidores das unidades de ensino também participam de curso de primeiros socorros e brigadistas

As 26 unidades de ensino (16 escolas e 10 centros de educação infantil) da Rede Municipal de Educação receberão porteiros eletrônicos e câmeras de segurança. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, está empenhada na adequação da estrutura dessas unidades para proporcionar mais segurança aos alunos e servidores e mais tranquilidade aos pais e responsáveis.
Segundo o secretário de Educação e Esportes, Jaderson Teixeira, os porteiros eletrônicos já foram adquiridos e estão sendo instalados nas escolas. “O processo licitatório para a instalação de câmeras de monitoramento está em fase de homologação. Também serão adquiridas concertinas para as unidades”, contou.
Além de equipamentos para as escolas e centros, a secretaria está investindo em capacitação para os servidores das instituições de ensino. Funcionários dos centros de educação infantil Dercy Alves Praça; Maria Hilda; José Jerônimo e Nelson Alvarenga participaram de um curso de primeiros socorros e brigadistas. O mesmo treinamento ainda será oferecido aos demais servidores das unidades escolares.
Conforme divulgou a Prefeitura, outra novidade é que uma vaga para profissional da área de psicologia será criada na Educação. Além disso, a secretaria nomeou, recentemente, um assistente social para atuar na pasta.
Todo esse trabalho em relação à segurança nas escolas ocorre depois que dois crimes chocaram o Brasil em março e abril deste ano: o assassinato de uma professora dentro de uma escola em São Paulo e o ataque a crianças em uma creche em Blumenau, Santa Catarina.
Em Minas Gerais, a Polícia Militar desenvolveu trabalhos de segurança escolar. Em Formiga, militares realizaram patrulhamento nas portas das escolas. A Prefeitura também promoveu a campanha “Cultura de Paz”, na qual alunos se vestiram de branco e levaram balões brancos para as unidades de ensino.
O secretário de Educação afirmou que a Administração Municipal sempre realizou ações para a proteção e promoção da vida nas escolas e creches do município. “Diariamente, atividades são desenvolvidas junto aos alunos, profissionais e famílias com foco na cultura de paz. São realizados atendimentos especializados, palestras e oficinas para combate ao bullying e fortalecimento de vínculos entre estudantes e comunidade escolar. Pensamos sempre em atender as crianças e os adolescentes para a formação de cidadãos conscientes. Eles são o maior tesouro de Formiga. Aliado ao trabalho pedagógico e ao serviço de assistência social, os equipamentos de segurança que serão instalados proporcionarão um ambiente mais seguro para a comunidade escolar", ressaltou Jaderson.
“Não há dúvidas de que investir em educação é proporcionar um futuro mais promissor para os nossos jovens. Porém, com o que tem acontecido por todos os cantos do Brasil, é necessário que a educação de qualidade venha com o máximo possível de segurança. Se hoje a educação infantil oferecida por nossa administração é exemplo para outros municípios brasileiros, queremos também que nossas famílias tenham a tranquilidade de que estão deixando seus filhos em estabelecimentos de ensino bem estruturados e seguros, com servidores preparados, responsáveis e capacitados”, comentou o prefeito Eugênio Vilela.
Além das 26 unidades de ensino, a Rede Municipal de Educação conta com o Cemap, a Emmel (Escola Municipal de Línguas Eunézimo Lima) e a Escola de Línguas Helena Kemper.