Escritor formiguense reúne amigos para lançamento de livro de poesias
‘Luz do Ser’ foi apresentado na noite de sábado, dia 31, pelo autor Gilberto Basílio, que é também um conhecido produtor teatral na cidade

Em uma noite memorável e de muito afeto, o escritor formiguense Gilberto Basílio, o Giba, reuniu seus amigos para o lançamento de seu mais novo livro de poesias: “Luz do Ser”. A apresentação da obra ocorreu no sábado, dia 31, no Lions Clube, com a presença de aproximadamente cem pessoas.
O autor, que é conhecido também por ser um produtor teatral na cidade, selecionou 121 poesias que abordam diversos temas. A obra, que é puro sentimento e foi produzida pela Editora Patrimônio das Letras, foi lançada em um momento que Gilberto Basílio completa 20 anos de arte. Ela tem dois textos iniciais de apresentação. Um escrito pelo jornalista, pedagogo, escritor e presidente da EPESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, Expedito Gonçalves Dias, de Varginha, que relata como conheceu Giba. “Gilberto, como todo artista, tem uma veia a mais que vai além daquilo que faz amiúde. Além de representar, ele joga seu texto nos roteiros e o transforma em gestos e palavras e vai colecionando histórias. Os roteiros do Giba vão virar livros e esta é a primeira experiência”.
O segundo texto, o prefácio, foi escrito por sua amiga Edite Silva, que diz que “Gilberto Basílio tem mãos que criam, olhos que falam e coração sem jaula para aprisionar seus mistérios. Ele é poeta das Gerais, que tem alma na pauta de todas as melodias, poesia em todas as orquestras, ama o nordestino, escolta a mulher no seu império de ser dona do mundo, fala dos seres na grandeza da Lua Criação, na divindade de sua proteção aos homens de boa vontade”.
Segundo Gilberto Basílio, foi em 1980 que ele começou a escrever poesias por uma eventualidade, lendo jornal. “Eu lia muito em razão da minha profissão de assistente de comércio exterior e vi a notícia do concurso de poesia pela editora Shogun Arte e enviei a poesia ‘Eu quero’, que foi classificada com menção honrosa. Daí em diante, não parei mais. Participei de outras antologias e fui guardando minhas produções poéticas”, contou.
De acordo com Gilberto, “Luz do Ser” surgiu a pedido de amigos e da APESUL, a qual ele foi convidado a fazer parte depois de apresentar um trabalho cênico na inauguração do Espaço Patrícia Laudares, em Divinópolis. “Eles queriam uma obra minha e foi então que publiquei essas poesias.”
Além dos amigos, o lançamento da obra contou com a presença da imprensa escrita, televisiva e auditiva. Para Gilberto, o momento foi de grande alegria e de envolvimento com a cultura. “Todos que estavam presentes apreciaram a obra e a elogiaram. Os convidados são meus amigos do peito. Foi uma noite muito emocionante”, comentou.
Para adquirir a obra de Gilberto Basílio, basta entrar em contato com o autor pelo whatsapp (37) 98816-7684.
O autor durante a apresentação do livro a amigos convidados