Estado realizará processo seletivo para contratação de assistentes sociais e psicólogos
Inscrições serão abertas na próxima terça-feira, dia 10, e deverão ser feitas pela internet; há vagas para Formiga

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizará um processo seletivo simplificado para a contratação de Analista da Educação Básica (AEB), nas funções de assistente social e psicólogo. São oferecidas 63 vagas para atuação nos Núcleos de Atendimento Educacionais (NAEs) em diversos municípios mineiros. Desse total, 21 vagas são para assistentes sociais e 42 para psicólogos. No Centro-Oeste de Minas, há vagas para Formiga, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Itaúna e Nova Serrana.
Conforme divulgou a SEE/MG, o processo seletivo tem como objetivo fortalecer os trabalhos psicossociais e psicopedagógicos desenvolvidos nas escolas estaduais. Ele ocorrerá em duas etapas. A primeira contará com análise do requisito de contratação e das informações curriculares. Já a segunda será uma entrevista técnico/comportamental. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
As inscrições
As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, dia 10, e deverão ser feitas de forma online, por meio do preenchimento de formulário, no site da Secretaria de Estado de Educação (https://www.pss.educacao.mg.gov.br/). Os interessados em participar do processo seletivo deverão ficar atentos ao prazo de inscrições. Ele vai até o dia 31 deste mês.
Atribuições dos cargos
De acordo com a SEE/MG, os assistentes sociais e psicólogos, de forma articulada, deverão desenvolver ações que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliar a escola no desenvolvimento do processo pedagógico, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, assim como orientar a equipe gestora na mediação de conflitos, contribuindo com os encaminhamentos necessários a um ambiente adequado para aprendizagem. Eles farão o atendimento de forma itinerante em todas as escolas pertencentes ao núcleo, de acordo com o cronograma estabelecido junto à Superintendência Regional de Ensino (SER), não limitando sua atuação à escola-polo.