Eugênio vai a Brasília buscar recursos para recuperar estragos das chuvas
Prefeito, que ainda está na capital federal, apresentou na Defesa Civil um relatório dos locais danificados pelo temporal de domingo

As chuvas torrenciais que caíram na tarde de domingo, dia 12, e causaram enchentes e estragos em várias regiões de Formiga mobilizaram o prefeito Eugênio Vilela a articular e agendar na terça-feira, dia 14, uma reunião na Defesa Civil Federal, em Brasília. A ida dele foi para buscar recursos para recuperar os pontos mais atingidos pelo temporal.
No dia 14, a Administração Municipal decretou “Situação de Emergência” na cidade, com o objetivo de otimizar as ações preventivas para garantir o bem-estar da população. De acordo com a Prefeitura, com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no domingo, incidiu sobre o município uma precipitação pluviométrica de 24 mm em apenas uma hora de chuva, o que gerou os alagamentos e os estragos.
Eugênio, que ainda está na capital federal, se encontrou com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, e com o chefe de Gabinete, Wesley Felinto. Em reunião, ele apresentou o decreto que declara a "Situação de Emergência" no município e um relatório com a situação da cidade após as chuvas.
A expectativa do prefeito Eugênio quanto à liberação de recursos do Governo Federal para auxiliar Formiga nessa etapa de recomposição das áreas danificadas é muito positiva.
Reconhecimento federal
Os documentos levados pelo prefeito a Brasília estão em fase de reconhecimento. Segundo a Prefeitura, outros relatórios, planilhas e projetos ainda serão enviados à Defesa Civil Federal. Para isso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Formiga, em conjunto com o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros e os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, trabalha desde o dia 12 no levantamento de dados das ocorrências registradas em decorrência das chuvas torrenciais que atingiram o município.
De acordo com o Executivo formiguense, o conhecimento desses informes visa a sua inserção no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastre (S2iD), programa do Governo Federal que analisa os pedidos de reconhecimento de “Situação de Emergência”, com vistas a um possível apoio em recursos financeiros.
Eugenio apresentando o relatório ao chefe de Gabinete, Wesley Felinto
O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Túlio Henrique; o sargento Paulo Guilherme, do Corpo de Bombeiros, e o coordenador da Defesa Civil, Jorge Zaidam
Enchente em Formiga: Lama e entulhos
já encheram mais de 20 caminhões
Na segunda-feira, 13, as equipes das secretarias municipais de Obras e Gestão Ambiental e do Saae iniciaram a limpeza e recomposição das áreas afetadas pelas inundações. A lama da enchente e os entulhos já encheram mais de 20 caminhões.
Com a definição de um mapa contendo as áreas mais atingidas, os servidores foram para a região do Terminal Rodoviário e parte do Bairro Quinzinho, onde recolheram as lamas em mais de dez caminhões. Já na terça-feira, dia 14, foram retiradas lamas em nove caminhões somente na região do Parque de Exposições.
Na quarta-feira, dia 15, as equipes atuaram no Bairro Andorinhas e recolheram quatro caminhões de lama. Depois de retirar todo barro e entulhos, os servidores fizeram a lavagem dos locais atingidos pelas inundações.
Somente na região do Parque de Exposições, a lama e o entulho encheram nove caminhões