Eugênio vai a Brasília buscar recursos para recuperar estragos das chuvas

Prefeito, que ainda está na capital federal, apresentou na Defesa Civil um relatório dos locais danificados pelo temporal de domingo

Eugênio vai a Brasília buscar recursos  para recuperar estragos das chuvas
O prefeito Eugênio com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff




As chuvas torrenciais que caíram na tarde de domingo, dia 12, e causaram enchentes e estragos em várias regiões de Formiga mobilizaram o prefeito Eugênio Vilela a articular e agendar na terça-feira, dia 14, uma reunião na Defesa Civil Federal, em Brasília. A ida dele foi para buscar recursos para recuperar os pontos mais atingidos pelo temporal.

No dia 14, a Administração Municipal decretou “Situação de Emergência” na cidade, com o objetivo de otimizar as ações preventivas para garantir o bem-estar da população. De acordo com a Prefeitura, com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no domingo, incidiu sobre o município uma precipitação pluviométrica de 24 mm em apenas uma hora de chuva, o que gerou os alagamentos e os estragos.

Eugênio, que ainda está na capital federal, se encontrou com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, e com o chefe de Gabinete, Wesley Felinto. Em reunião, ele apresentou o decreto que declara a "Situação de Emergência" no município e um relatório com a situação da cidade após as chuvas.

A expectativa do prefeito Eugênio quanto à liberação de recursos do Governo Federal para auxiliar Formiga nessa etapa de recomposição das áreas danificadas é muito positiva.

 

Reconhecimento federal

Os documentos levados pelo prefeito a Brasília estão em fase de reconhecimento. Segundo a Prefeitura, outros relatórios, planilhas e projetos ainda serão enviados à Defesa Civil Federal. Para isso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Formiga, em conjunto com o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros e os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, trabalha desde o dia 12 no levantamento de dados das ocorrências registradas em decorrência das chuvas torrenciais que atingiram o município.

De acordo com o Executivo formiguense, o conhecimento desses informes visa a sua inserção no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastre (S2iD), programa do Governo Federal que analisa os pedidos de reconhecimento de “Situação de Emergência”, com vistas a um possível apoio em recursos financeiros.

Eugenio apresentando o relatório ao chefe de Gabinete, Wesley Felinto

O engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Túlio Henrique; o sargento Paulo Guilherme, do Corpo de Bombeiros, e o coordenador da Defesa Civil, Jorge Zaidam

Enchente em Formiga: Lama e entulhos

já encheram mais de 20 caminhões

 

Na segunda-feira, 13, as equipes das secretarias municipais de Obras e Gestão Ambiental e do Saae iniciaram a limpeza e recomposição das áreas afetadas pelas inundações. A lama da enchente e os entulhos já encheram mais de 20 caminhões.

Com a definição de um mapa contendo as áreas mais atingidas, os servidores foram para a região do Terminal Rodoviário e parte do Bairro Quinzinho, onde recolheram as lamas em mais de dez caminhões. Já na terça-feira, dia 14, foram retiradas lamas em nove caminhões somente na região do Parque de Exposições.

Na quarta-feira, dia 15, as equipes atuaram no Bairro Andorinhas e recolheram quatro caminhões de lama. Depois de retirar todo barro e entulhos, os servidores fizeram a lavagem dos locais atingidos pelas inundações.

Somente na região do Parque de Exposições, a lama e o entulho encheram nove caminhões