Família Formiga Azul irá comemorar Dia Mundial do Autismo no sábado
Iniciativa contará com caminhada pelo Centro e atividades de recreação na Praça da Matriz

A Família Formiga Azul, que é uma associação de autismo e deficiência intelectual, irá comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) no próximo sábado, dia 6. A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura, contará com caminhada pelo Centro da cidade e atividades de recreação na Praça da Matriz São Vicente Férrer.
Conforme divulgou a Administração Municipal, a programação começa às 9h30, com a concentração de participantes na Rua Barão de Piumhi, em frente ao prédio da Prefeitura. Às 10 horas será realizada a caminhada até a Praça da Matriz e às 11 horas serão iniciadas as atividades de recreação na praça.
“Será uma manhã preparada para as famílias atípicas para conscientizar sobre a importância de conhecer e respeitar as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista”, informou a equipe organizadora à Prefeitura.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.
Família Formiga Azul
A Família Formiga Azul - Associação de Autismo e Deficiência Intelectual - foi fundada em junho de 2023, tendo sua diretoria e conselho fiscal formados somente por mulheres, sendo a maioria mães de pessoas com autismo e/ou deficiência intelectual. Com intuito de promover inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa autista e/ou deficiente intelectual e seus familiares, por meio da participação em ações culturais, de lazer, desenvolvimento de atividades multidisciplinares.
Passeata. Alunos da Escola Estadual Rodolfo Almeida em passeata na manhã desta terça-feira, dia 2, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A ação transcorreu com auxílio da Polícia Militar. Os estudantes saíram da escola e passaram pelas ruas Cel. José Gonçalves D’Amarante, Barão de Piumhi, Silviano Brandão e João Vaz. No decorrer do trajeto, foi feita panfletagem explicando o que é Autismo e a importância da Conscientização. ‘Organizar essa passeata é uma maneira incrível de envolver a comunidade e promover a sensibilização sobre o autismo, pois termos a escola e a comunidade unidas para conscientizar sobre o autismo é o ideal’, disse a especialista da educação básica da escola, Fabrícia Gontijo