Família Lima: 100 anos de Ministério da Semana Santa

Família Lima: 100 anos de Ministério da Semana Santa
Família Lima




Em tempos contemporâneos, está cada vez mais raro o comprometimento com costumes que remetem à história de uma comunidade. A pressa e os compromissos mobilizam nossas vidas de tal forma, que terminamos por esquecer as bases que constituíram nossas origens. Em Formiga, a família Lima luta contra essa tendência mundial e dedica-se à preservação de uma das tradições mais importantes para a Igreja Católica.

Em 1.924, o então pároco da Matriz São Vicente Férrer, Pe. José Foxius, decidiu implementar o Ministério específico para a realização dos procedimentos da Semana Santa, tais como as procissões e a cerimônia do descimento da imagem de Jesus Cristo crucificado. Foram convidados dois membros da Irmandade do Santíssimo para a realização de tarefas em posições arriscadas devido à altitude de escadas e imagens. Euzébio Lima, e seu filho José Lima, que eram eletricistas municipais, assumiram esse compromisso que incluiu a construção da cruz principal, esquife, andores e escadas, bem como a manutenção desses itens e das ferramentas. A esposa de Eusébio, senhora Ana, confeccionou as vestimentas para os andores e para as imagens sacras.

Atualmente, a tradição é mantida pela quarta geração da Família Lima. Em 2.008, o membro Ricardo Lima assumiu o Ministério no lugar de seu tio Paulo Gonçalves Lima. O coordenador convida toda a comunidade formiguense para mais uma celebração da Sexta Feira Santa no próximo dia 29, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz São Vicente Férrer.

 

Paulo Lima e Ricardo Lima