Fernando José de Castro (Fernandinho da Galera)

Sabe aquelas pessoas que não se inquietam nunca, que estão sempre prontas a se entregar a causas nobres, que têm o outro como centro de suas atenções? Pois é, uma das mais importantes nasceu no dia 10 de agosto de 1952, ele é Fernando José de Castro, o conhecido e querido Fernandinho da Galera.
Vilense de nascença, ele é filho do Seu Raimundo Bernardes de Castro e de Dona Maria Brandina da Cunha Castro, é casado com Célia Maria do Couto Castro.
“Até o terceiro ano primário, fui aluno do Rodolfo Almeida. Fiz a admissão e a primeira série no seminário de Lavras, a segunda foi em outro seminário, desta vez em Corupá, em Santa Catarina. Voltei para Formiga e fui para a Escola Normal, depois letras na Fuom e administração na Faced de Divinópolis. A pós em controladoria de finanças também foi na Fuom”.
Seu Raimundo faleceu ainda com 52 anos, mas Dona Maria Brandina, em 2025 com 91 anos, mantém a união de Fernando e seus irmãos Humberto e Ricardo.
“Em 1988, casei-me com a Célia, minha grande paixão, é a ‘minha querida’. Participamos de desfiles de carnaval desde a Unidos do Quinzinho até grandes escolas do Rio de Janeiro, onde estivemos durante 20 anos. Durante toda minha vida, o trabalho foi sempre uma constante, prestei serviços à Paróquia São Vicente Férrer, ao Country Clube, Fundição Vitória, Casa do Lavrador, Centro Social Urbano, na Galera Sports, que montei com meu querido tio Obed, e no Unifor. Hoje, divido minha vida prestando serviços à Casa de Acolhimento Divina Misericórdia e às viagens para exposições de orquídeas, paixão de minha esposa.”
“Acho que a felicidade tem morada certa em Formiga, por isso a gente nem pensa em sair. Aqui está nossa história, nossa maior riqueza. Uma terra de pessoas queridas e de oportunidades… e Viva o Vila e não incha não!”.