‘Ferros velhos’ de Formiga serão fiscalizados para identificar focos do Aedes aegypti
Prefeitura e Polícia de Meio Ambiente realizarão uma ação conjunta nesses estabelecimentos

Os estabelecimentos conhecidos como “Ferro Velho” em Formiga serão fiscalizados com o objetivo de identificar os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A iniciativa foi tratada durante uma reunião nesta quarta-feira, dia 13, e consistirá na realização de uma ação conjunta entre Prefeitura Municipal e Polícia de Meio Ambiente.
Participaram do encontro o chefe de Gabinete, Marden Lima; o secretário de Fiscalização e Regulação Urbana, Rômulo Cabral; o ouvidor Fábio Júnio; o gerente de Vigilância Ambiental, Carlos Antônio Castro; o tenente Flávio Andreote e o segundo-tenente Joitos dos Santos.
Conforme divulgou a Prefeitura, o trabalho de fiscalização começará ainda nesta semana e será realizado pelos policiais e por servidores da Secretaria Municipal de Fiscalização e Regulação Urbana e do setor de Endemias da Secretaria de Saúde.
Situação de emergência
Na sexta-feira passada, dia 8, a Prefeitura decretou situação de emergência no município em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto 10.313, assinado pela prefeita em exercício, Adriana Prado, surtirá efeitos por 180 dias e, com ele, fica criado o Grupo Executivo para intensificação do combate ao mosquito transmissor, o qual desenvolverá e implantará “Plano de Contingência” para o enfrentamento da anormalidade instalada”.
A medida leva em consideração o resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), feito em janeiro e que apontou alto risco de epidemia de dengue em Formiga, e os números de casos suspeitos (2.564) e positivos (225) já registrados neste ano na cidade.
A Prefeitura pede à população formiguense que intensifique as ações de combate ao mosquito transmissor. Segundo ela, a equipe de Endemias está atuante na cidade. “No entanto, é necessário que a população se sensibilize e entenda que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se transformar em possível criadouro”, informou.
Dicas que salvam vidas
EVITE O ACÚMULO DE ÁGUA: O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bichinho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas-d’água e cisternas.
COLOQUE TELA NAS JANELAS: Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem-sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
COLOQUE AREIA NOS VASOS DE PLANTAS: O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que o prato se torne um criadouro de mosquitos.
SEJA CONSCIENTE COM SEU LIXO: Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e rios. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.