Formiga apreensiva com as fortes chuvas

As tempestades, acompanhadas de fortes ventos, vêm gerando diversos estragos na região; na noite de quarta-feira, a Lagoa do Fundão transbordou, houve inundação de casa na Lajinha e desmoronamento em Pains

Formiga apreensiva com as fortes chuvas
O estacionamento da Praia Popular ficou totalmente alagado




Formiga está apreensiva com as fortes chuvas e ventos que vem atingindo a cidade e região. As tempestades estão gerando diversos estragos nos municípios do Centro-Oeste mineiro. A chuva da noite de quarta-feira, dia 29, fez a Lagoa do Fundão transbordar, deixando a Praia Popular debaixo d’água. Uma casa na Lajinha foi inundada e houve também o desmoronamento de um muro em uma residência na vizinha Pains.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que é responsável por ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas em caso de desastres causados por fenômenos da natureza, foi acionada para atender à ocorrência na Rua Benjamim Guimarães, na Lajinha. A chefe do departamento, Loren Guimarães, relatou que o entupimento de uma manilha em um córrego na via causou a inundação da residência. “A água que deveria passar pela manilha ficou represada e voltou para a casa da moradora, que agiu rápido e abriu as portas do imóvel para a passagem da água”, contou.

Segundo Loren, ninguém se feriu e a moradora não chegou a perder bens materiais.

 

Em Pains

Em Pains, a chuva de quarta-feira provocou o desabamento de um muro aos fundos de uma residência na Rua João Lourenço Gomide, no Centro. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas pelo Corpo de Bombeiros de Formiga.

Segundo a corporação, no local, constatou-se que um muro de arrimo cedeu e atingiu a estrutura do telhado de uma varanda, causando danos significativos. “Com o impacto, uma grande quantidade de água invadiu o interior da casa, atingindo todos os cômodos. Foi realizada uma vistoria minuciosa na residência, não sendo identificadas trincas, rachaduras ou outros indícios de comprometimento estrutural. O morador presente no local não sofreu ferimentos. Foi recomendado que um profissional habilitado fosse consultado para análise técnica da estrutura”, informou.

Conforme divulgou o Corpo de Bombeiros, o registro de ocorrência será encaminhado à Defesa Civil de Pains para avaliação complementar dos riscos e definição de possíveis medidas preventivas e corretivas, como monitoramento da área, interdição se necessária e apoio ao morador em ações de mitigação de danos.

 

Previsão do tempo

O portal de meteorologia Climatempo está prevendo chuvas para Formiga neste fim de semana. Inclusive, está para cair um temporal na tarde e noite deste sábado, dia 1º de fevereiro. Hoje e domingo, as pancadas de chuva ocorrerão de dia e a noite.

Em casos de chuvas fortes, siga as dicas de prevenção da Defesa Civil

 

1) Não atravesse a enxurrada

2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos

3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores

4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível

5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação

6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água

7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros

8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil

Alagamentos registrados na Lagoa do Fundão

 

Um muro de arrimo desabou em cima da varanda de uma residência em Pains