Formiga e sua vocação para o turismo

Formiga e sua vocação para o turismo




No último final de semana, Formiga se viu em festa com visitantes dos mais diversos cantos. Aproveitando o feriado de Tiradentes, 21 de abril, aconteceu na cidade o “Encontro Nacional de Motociclista” e o “Encontro de Carros Antigos”, ambos na Praia Popular.

O evento teve a batuta nas mãos da Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Cultura, com o apoio de vários outros departamentos e secretarias. Foi lindo, shows das bandas “Biquini Cavadão” e “IRA!” em uma enorme confraternização da juventude, que se divertiu sem nenhuma ocorrência de violência ou animosidade.

A infraestrutura foi perfeita. O local foi preparado com cuidado e delicadeza, desde a grama aparada até as quadras pintadas. Havia banheiros químicos por todos os cantos, lixeiras (apesar de muita gente não ter se entusiasmado em usar) e barracas com cervejas, refrigerantes, sucos e os mais diversos pratos. Isso tudo sem ocupar os espaços de lazer utilizados pelos frequentadores costumeiros.

Na cidade, o reflexo foi grande. Hotéis e restaurantes praticamente lotados, postos de gasolina com filas gerando emprego e trazendo divisas aos mais diversos setores da economia.

Certa vez, o genial e visionário empresário José Afonso de Alencar disse a empresários de diversos setores em uma reunião no Gabinete da Prefeitura que a verdadeira vocação de Formiga era o turismo, que aqui a população sabe receber com gentileza e classe quem vem de fora, e que se o município quiser ser destaque ele tem de se imaginar como o principal destino para os mais diversos viajantes. José Afonso fez a sua parte trabalhando e investindo na orla do Lago de Furnas. Na zona urbana, a Prefeitura deixou claro que quer ver Formiga como um local onde o turismo (e por consequência a cultura) é visto com seriedade.

Para 2023, ainda há a previsão de eventos como o festival de MPB Canta Formiga, com o show da “Banda Mais Bonita da Cidade”, e o Festival da Linguiça, com apresentações dos “Inimigos da HP” e “Sá & Guarabyra”. Isso, além de diversos eventos particulares, como “14 Bis” no Country Clube.

O que houve foi um dos maiores eventos da história de Formiga, tudo é motivo de aplausos e é preciso que toda a cidade apoie e incentive para que venham outros.