Formiga está na zona de perigo para baixa umidade do ar
Inmet emitiu alerta laranja para Minas e outros 15 estados brasileiros devido à seca histórica que assola boa parte do país

Sem nenhuma previsão de chuva, Formiga sofre com o calor e a seca histórica que assolam boa parte do Brasil. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta semana alerta laranja para Minas e outros 15 estados brasileiros para a baixa umidade do ar, e a Cidade das Areias Brancas está na zona de perigo.
De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar em Formiga e nos outros 15 estados [Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná] varia entre 12% e 20%.
O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10 às 16 horas. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.
Para esse fim de semana, a temperatura máxima em Formiga ficará acima dos 30º C, conforme prevê o portal de meteorologia Climatempo. Os dias serão de sol com muitas nuvens no céu, porém não choverá.
Deserto do Saara
A umidade do ar chegou a índices alarmantes nesta semana no Centro-Oeste de Minas. Segundo o portal “g1”, dados do Inmet apontaram que cinco cidades da região registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara na terça-feira, dia 3. Pompéu foi a cidade que apresentou o menor índice de umidade: 9%. Formiga [12%], Dores do Indaiá [11%], Oliveira [12%] e Divinópolis [14%] completaram a lista.