Formiga poderá ser novamente atingida por forte onda de calor

Fenômeno ocorrerá até o dia 16 de novembro, com temperaturas acima dos 40º C

Formiga poderá ser novamente atingida por forte onda de calor
Defesa Civil recomenda que população tenha cuidado redobrado com a hidratação e evite a exposição ao sol entre 10 e 17 horas - Foto: UOL/Reprodução




A forte onda de calor que em agosto deste ano quebrou recordes e foi sentida em cidades de 20 estados brasileiros, inclusive a mineira Formiga, deverá voltar neste mês. O fenômeno ocorrerá até o dia 16 de novembro, com temperaturas acima dos 40º C.

Minas Gerais já está em alerta com as altas temperaturas e a Defesa Civil estadual divulgou nesta quarta-feira, dia 8, um comunicado recomendando a população mineira a ter cuidado redobrado com a hidratação e evitar a exposição ao sol entre 10 e 17 horas.

A previsão de temperatura para Formiga, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de muito calor e sem chuva. Segundo o Inmet, até o dia 16, as temperaturas máximas na cidade estarão acima de 33º C. Na segunda-feira, dia 13, ela chegará a 38º C.

“Uma massa de ar quente ganha força e aumenta as temperaturas em Minas Gerais. Nesse período, embora estejamos no período chuvoso, não deve chover em volume significativo”, esclareceu a sargento Sarah Camila Simões, da Defesa Civil.

De acordo com ela, esse é o momento de a população ficar de olho e se manter hidratada. ‘Também precisa proteger a pele com protetor solar, respirar bem, vestir roupas leves e manter o ambiente em que está bem ventilado”, orientou.

 

Cuidados durante o calor

Hidrate-se durante o dia;

Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;

Evite frituras;

Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou ainda coloque uma bacia com água;

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

Evite banhos com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;

Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;

Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.

Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).