Formiga propõe criação de consórcio para desenvolvimento regional
Multifinalitário, consórcio oferecerá a outros municípios iniciativas como o SIM, o Procon Digital, a Municipalização do Trânsito e o Centro de Inovação e Tecnologia de Formiga

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional e facilitar a integração de diversos municípios, Formiga quer criar o Consórcio Intermunicipal do Oeste Mineiro (CIOM). A apresentação dessa proposta foi feita na terça-feira, dia 5, no auditório do Citfor, com a presença do prefeito Eugênio Vilela, de servidores municipais de diferentes secretarias e de representantes das cidades de Córrego Fundo, Bambuí e Pedra do Indaiá, além da consultora do Sebrae, Viviane Macedo Garcia.
De acordo com a secretária municipal de Administração, Milena Ribeiro, Viviane Macedo é mestre em administração pública e especialista em consórcios municipais e desenvolvimento regional. Ela, que é de Belo Horizonte, foi quem fez a apresentação técnica dos passos para formação do consórcio intermunicipal.
Conforme divulgou a Prefeitura, na reunião, foram apresentadas iniciativas que a Prefeitura de Formiga já desenvolve e que podem ser oferecidas a outros municípios por meio do consórcio, considerado multifinalitário. Entre as ações apresentadas, destacam-se o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Procon Digital, a Municipalização do Trânsito e o Centro de Inovação e Tecnologia de Formiga (Citfor), que também atua como Incubadora Municipal.
Segundo a Prefeitura, os representantes das cidades presentes apresentaram suas dúvidas e elogiaram a iniciativa.
Viviane Macedo Garcia, consultora do Sebrae, foi quem fez a apresentação tecnica dos passos para a formação do consórcio
O prefeito Eugenio Vilela esteve presente na reunião