Formiga recebe nesta terça Encontro Regional de Conselheiros de Desenvolvimento Econômico
Evento será realizado no Unifor-MG, das 13 às 18 horas

Está agendada para esta terça-feira, dia 26, a realização do Encontro Regional de Conselheiros de Desenvolvimento Econômico em Formiga. O evento ocorrerá no Unifor-MG, das 13 às 18 horas, e reunirá conselheiros da cidade e de vários outros municípios, como Bambuí, Camacho, Cristais, Iguatama e Itapecerica.
Promovido pelo Sebrae Minas, o encontro tem como objetivo capacitar os integrantes dos conselhos municipais de desenvolvimento econômico de cada município. Segundo o órgão, a iniciativa surgiu a partir do programa Agente Territorial Sebrae (ATS), que propõe um processo de trabalho participativo a fim de entender quais são as prioridades e possíveis estratégias para a construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios, tendo como finalidade implementar uma política municipal de desenvolvimento.
O evento terá a presença do analista técnico do Sebrae, Anderson Cabido, que já foi prefeito de Congonhas e presidente da AMIB (Associação dos Municípios Mineradores do Brasil), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e do CODAP (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba).
Durante a capacitação, serão trabalhados temas como: “Introdução e estímulo ao desenvolvimento econômico local”, “Estrutura e funcionamento dos conselhos municipais”, “Instrumentos de planejamento e gestão” e “Engajamento da comunidade e parcerias”.
“Esse encontro deverá permitir que os membros dos conselhos municipais compreendam melhor suas funções, adquiram ferramentas práticas para estimular o desenvolvimento econômico local e se inspirem para uma execução exitosa das iniciativas em suas localidades”, explicou a analista do Sebrae Minas, Ana Caroline Pessoni.
O Encontro de Conselheiros faz parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que objetiva estimular o empreendedorismo e o crescimento econômico dos municípios. O programa inclui ações como: capacitação e treinamento, fomento à inovação, apoio à formalização, entre outras.