Formiga sedia encontro de redes mineiras de bancos de alimentos

Evento reuniu mais de 40 representantes de 14 municípios

Formiga sedia encontro de redes mineiras de bancos de alimentos
Os participantes do encontro




Formiga sediou, na manhã de sexta-feira, dia 25, um encontro conjunto das redes Sul Mineira de Bancos de Alimentos e da Região Centro-Oeste e Sul de Minas (Barcos-MG). O evento reuniu mais de 40 representantes de 14 municípios (Bambuí, Bom Despacho, Campo Belo, Carmópolis de Minas, Divinópolis, Formiga, Guaranésia, Ijaci, Medeiros, Pará de Minas, Piumhi, São João del-Rei, Tapiraí e Três Corações), no Centro de Treinamento do Banco de Alimentos da cidade, localizado no Bairro Água Vermelha.
Conforme divulgou a Prefeitura, o encontro foi mediado pela diretora de Segurança Alimentar de Formiga, Adriana Oliveira, que reforçou a importância da articulação regional para o fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
“Durante a abertura, a Prefeitura destacou o papel estratégico do Banco de Alimentos de Formiga e a necessidade de fortalecer iniciativas que combatam o desperdício e garantam o acesso digno à alimentação”, informou.

A atuação dos bancos
Os Bancos de Alimentos são instituições públicas dedicadas a combater a fome, reduzir o desperdício e garantir uma alimentação adequada à população em vulnerabilidade. Para isso, captam doações por meio de campanhas solidárias, eventos e mobilizações; parcerias com produtores rurais, empresas, comércio local e organizações sociais e integração com programas como o Mesa Brasil SESC e a CEASA Minas.
Além de atuar na distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, as redes de Bancos de Alimentos também desenvolvem ações de educação nutricional e articulam projetos regionais, reforçando sua posição como pilares no enfrentamento da fome em Minas Gerais.