Formiga tem mais de um veículo por eleitor

Cidade chega aos impressionantes 56.668 veículos para 54.964 eleitores; população é de 68.248, segundo o IBGE

Formiga tem mais de um veículo por eleitor
Com a falta de locais para estacionar, logradouros, como a Praça São Vicente Férrer, são usados como estacionamento




Não está nada fácil transitar por Formiga. É que a cidade, que não evoluiu na logística de ruas, vem crescendo muito em fluxo de veículos. O município chega aos impressionantes 56.668 veículos para 54.964 eleitores, ou seja, tem mais de um veículo por eleitor. O número de habitantes é de 68.248, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O total de carros, caminhões, ônibus e motos em Formiga consta no site do Ministério dos Transportes. Já o de eleitores está no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Com esse alto número de veículos circulando na cidade, não é difícil pontuar os problemas que surgem no trânsito. Além de ser possível visualizar um movimento bem maior no Centro, principalmente nas imediações das praças Getúlio Vargas e Ferreira Pires, na Avenida Abílio Machado, na Rua Dr. Teixeira Soares (da Santa Casa ao Engenho de Serra) e na Rua Lassance Cunha, no Quinzinho, há um aumento de acidentes envolvendo carros e motos, o que tem resultado em mais atendimentos prestados pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Também não é raro ter engarrafamento no Centro aos sábados pela manhã.

A cidade conta com ruas centenárias, estreitas e mal traçadas, o que dificulta o fluxo de veículos. Não há mais locais para estacionar e logradouros, como a Praça São Vicente Férrer, são usados como estacionamento. 

Há ainda aqueles moradores do Centro de Formiga que retiram os carros da garagem para circularem no próprio Centro e pessoas que, com o problema envolvendo o transporte público coletivo, tiveram que usar seus próprios veículos para se deslocarem ao trabalho.

Na Prefeitura

Procurado por “O Pergaminho”, o superintendente municipal de Trânsito, Daniel Ebias, comentou que o índice de motorização elevado em Formiga reflete uma realidade não apenas local, mas de todo o Brasil, onde o crescimento da frota de veículos tem desafiado a infraestrutura urbana. “No entanto, estamos avançando na melhoria do transporte público para oferecer uma alternativa viável e eficiente à população. Com um sistema mais confiável, esperamos que mais pessoas optem por deixar seus veículos em casa, contribuindo para a redução do tráfego e para uma mobilidade urbana mais sustentável”, ressaltou.

A Prefeitura está elaborando a colocação de estacionamento rotativo no Centro da cidade. Sobre isso, Daniel informou que, na próxima semana, a Prefeitura iniciará uma campanha informativa para esclarecer a população todos os detalhes do serviço, incluindo locais, formas de pagamento e período de funcionamento. “Entendemos a importância de comunicar de forma transparente as expectativas e os benefícios que o sistema trará para a organização do trânsito e a melhoria da mobilidade urbana em Formiga”, concluiu.

 Com mais de 56 mil veículos circulando na cidade, não é difícil pontuar os problemas que surgem no trânsito