Formiga terá guia turístico a partir de setembro
Com 20 páginas, material conterá informações e facilitará a locomoção de turistas que visitam as Areias Brancas

Formiga, que é banhada pelo Lago de Furnas e possui lagoas que atraem olhares dos apaixonados pela natureza, vai ganhar um guia turístico. O material, que contém 20 páginas, será lançado no próximo dia 25, durante uma solenidade marcada para as 9 horas, no Mirante do Cristo.
O guia é uma iniciativa da Prefeitura. Segundo a secretária municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Milena Ribeiro, foram impressos mil exemplares do material, que foi produzido pela Inove Soluções em Marketing. “Esse guia contém, em linhas gerais, a origem do nome Formiga, a localização da cidade, a gastronomia local, fatos e destaques, eventos, canais de comunicação da Prefeitura e, claro, os pontos turísticos com endereço e breve histórico, como a Casa do Engenheiro, o Cristo Redentor, o Horto Florestal Omar Santos, a Igreja Matriz São Vicente Férrer (curiosidade sobre o órgão de tubos), o Lago de Furnas, o distrito turístico de Pontevila, o Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa, a Estação Ferroviária e o Recanto da Marlene Duarte”, comentou.
De acordo com Milena, o lançamento do guia em Formiga tem como objetivo facilitar a locomoção de turistas que visitam a cidade. “Ele é um instrumento a mais que proporcionará informações aos turistas, orientando-os sobre locais de visitação e história da cidade”, disse.
A solenidade de lançamento será aberta ao público. Milena contou que foram encaminhados convites para autoridades, imprensa, membros dos conselhos municipais de Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento Econômico e para pessoas do segmento turístico, como rede hoteleira e agências de viagem.
Conforme informou Milena, exemplares do guia serão distribuídos durante a solenidade e posteriormente serão entregues nos hotéis, agências de turismo e algumas repartições públicas.
Mapa do Turismo
Neste ano, pela terceira vez, Formiga foi classificada para o Mapa do Turismo Brasileiro, que é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. A iniciativa, atualizada em junho pelo Ministério do Turismo, aponta 2.477 municípios e 335 regiões turísticas. Na região de Formiga, outros municípios também foram indicados: Camacho, Candeias, Cana Verde, Aguanil, Japaraiba, Luz e São Sebastião do Oeste.
Segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Juliana Miranda dos Santos, a atualização do mapa ocorre, geralmente, a cada dois anos e, desde 2017, Formiga vem se mantendo nele.
De acordo com a Prefeitura, a nova atualização orientará a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo Governo Federal para a elaboração e revisão de planos, estudos e planejamentos visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional. “Desde 2022, a plataforma está disponível durante todo o ano para o cadastro de novos destinos. A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas”, informou a Administração Municipal.
Além desses critérios, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. O município de Formiga atende a todas as exigências.