Formiga terá policiamento redobrado na quinta-feira
Decisão foi tomada durante reunião entre representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Executivo formiguense

O 63º Batalhão de Polícia Militar em Formiga ampliará o policiamento na cidade nesta quinta-feira, dia 20, quando todos os trabalhos administrativos serão cancelados e a PM estará com o contingente redobrado nas ruas e nas escolas. A ação foi decidida nesta segunda-feira, dia 17, durante reunião entre representantes do Batalhão, da Polícia Civil e do Executivo formiguense.
O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e realizado no Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem), teve como objetivo discutir a segurança nas escolas. Participaram, o prefeito Eugênio Vilela; a vice-prefeita Adriana Prado; o secretário Educação Jaderson Teixeira; o capitão César Henrique Bitencourt, subcomandante do 63º BPM; o delegado regional da 4ª Delegacia de Polícia Civil, Danilo César Basílio, e o tenente Arthur Reis, além de representantes das escolas públicas e privadas e autoridades locais.
Durante a reunião, o prefeito Eugênio assegurou aos presentes que a Administração Municipal está empenhada em garantir a segurança dos alunos e que está adotando medidas para isso. O secretário municipal de Educação, Jaderson Teixeira, sugeriu a realização de atividades da “cultura de paz” para minimizar o clima de terror na cidade.
A vice-prefeita Adriana Prado destacou a importância de não disseminar “fake news” e salientou que a reunião tinha como objetivo passar para a população segurança e tranquilidade, com o empenho das polícias e forças de segurança. Ela reforçou ainda que a chance de acontecer algum ato violento em Formiga é próxima de zero.
O capitão PM Bittencourt ressaltou o desconforto gerado por um áudio compartilhado, que gerou grande mobilização e comoção entre os pais, mas que foi motivado por desinformação. Além do policiamento redobrado nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar apresentou diversas alternativas para garantir a segurança nas escolas, incluindo a instalação de porteiros eletrônicos e concertinas em muros. O tenente Arthur Reis destacou a importância da autoridade do professor dentro da sala de aula para evitar que alunos portem objetos perfuro-cortantes. O delegado Danilo Basílio ressaltou que a Polícia Civil não tem como função fazer patrulhamento, mas sim a investigação e averiguação dos fatos, e solicitou que toda e qualquer informação sobre ameaças seja encaminhada para a equipe de Inteligência da polícia.
Fake News
As “fake News” se espalharam por todo o estado, inclusive em Formiga, depois dos ataques que ocorreram recentemente em uma creche de Blumenau, Santa Catarina, que deixou 4 crianças mortas e outras cinco feridas, e em uma escola da capital de São Paulo, onde um adolescente de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos e feriu outros três professores e um estudante.
No dia 9 de abril, um vídeo publicado no Instagram do jornal “O Tempo” apavorou pais e profissionais da Educação. Ele, que apresentava uma “Lista do Massacre”, trazia cinco “possíveis estados” e 35 cidades mineiras que poderiam ser alvo de atentados em escolas nos dias 10 e 20 de abril.
Outra “fake News” que viralizou em Formiga e assustou pais e profissionais da educação foram áudios que falavam de um desafio de massacre nas escolas e que o pessoal da Inteligência da PM da cidade já teria interceptado o ato, que ocorreria na segunda, dia 10, ou na terça, dia 11.
Operação da PM
Em todo o estado, a Polícia Militar está desenvolvendo ações integradas que visam a combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior de escolas e creches, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano. Em Formiga, a PM lançou, no dia 10 de abril, a Operação Atena de Proteção Escolar na Secretaria Municipal de Educação e vem realizando patrulhamento nas escolas da cidade.
Segundo o 63º BPM, a Polícia Militar possui há anos um portifólio voltado à prevenção junto às escolas do Estado. Dentre os vários esforços existentes, ela destaca dois que são realizados em Formiga: Proerd e Patrulha Escolar. “Com o advento do acontecimento em Blumenau, o Governo de Minas, por intermédio da PMMG, aumentou seus esforços operacionais, inovando na forma de fazer o policiamento nas escolas, pois além da execução das atividades de policiamento, implementou ações de palestras e reuniões, envolvendo todos os atores que compõem e fazem parte da estrutura educacional em nosso município”, informou o Batalhão.
A segurança nas escolas foi o tema da reunião acontecida nesta segunda-feira, no Cemap